sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O Conceito de ética e moral no Brasil

Ética sf. Estudos dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal. [Mini-Dicionário Aurélio. Editora Nova Fronteira.]


Moral sf. 1. Conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados válidos, quer de modo absoluto, quer para grupo ou pessoa determinada. 2. Conclusão moral duma obra, fato, etc. * sm. 3. O conjunto das nossas faculdades morais; brio. 4. O que há de moralidade em qualquer coisa. * adj. 5. Relativo à moral. [Mini-Dicionário Aurélio. Editora Nova Fronteira.]


Como vimos, os conceitos originais de ética e moral influenciam diretamente nos costumes de uma sociedade. Elas impõem um costume e comportamento humano como se fosse o melhor a fazer.


Mesmo que alguém com pouco estudo ou analfabeto fosse questionado sobre “o que é ética e moral?” Sem dúvida responderia algo que envolvesse conceito de bem e mal e conduta humana.


A busca na convivência na vida social e comunitária, explica que o ser o humano se descobre e se realiza enquanto os seus hábitos e costumes são considerados, dentro da sua cultura, moral e ética.


No Brasil o conceito de ética e moral entram em crise, elas se opõem completamente a realidade em que vivemos. A injustiça, desigualdade social, exploração trabalhista, levar vantagem sobre o próximo, entre outros viraram costumes. Elas fazem parte agora do famoso “Jeitinho brasileiro”. Chegam a fazer até piadas sobre os assuntos.


Quer dizer. Os hábitos e condutas citados no conceito de ética e no primeiro conceito de moral viraram esses. A maioria dos brasileiros tomou o hábito de tirar vantagens do próximo, de ser desonesto, de se acostumar com a injustiça entre outras podridões. Essa maioria hoje acredita, ou melhor, tem certeza que esses costumes são os éticos e morais e que qualquer atitude que vá contra isso é imoral e antiético.


Enquanto isso for normal. Enquanto não enxergamos o próximo como semelhante, nunca saberemos o verdadeiro significado de ética e moral.

5 Comentários:

Jhennifer Cavassola disse...

Adoro esse assunto!! Na verdade tudo que envolve a grande filosofia e sociologia é muito bom! :)


"A injustiça, desigualdade social, exploração trabalhista, levar vantagem sobre o próximo, entre outros viraram costumes. Elas fazem parte agora do famoso “Jeitinho brasileiro”. Chegam a fazer até piadas sobre os assuntos." E concordo demais com isso. Fico super indignada, PQP!!! A pessoas não revolucionam, só ficam deitados no sofás enquanto as bombas aparecem na tv e se deliciam com as noticias. QUand oestão nos bares a conversa vira piada. Ningué está nem ai pra nada.

O blog está cada vez melhor! Parabéns, beijos

Anônimo disse...

Bom,se fosse pelo lado filosofico a ética seria só uma reflexão da moral,e a moral seria um conjunto de normas que uma sociedade deveria respeitar!
Odeio o termo " jeitinho brasileiro"não são só os Brasileiros que fazem merda, que roubam e que tem politicos ladrões!
É muito fácil a sociedade botar culpa nos seus politicos e falar que eles tem "jeitinho brasileiro",na minha opnião isso é culpa do povo!
Primeiro de tudo, o ser humano,é ser humano em qualquer lugar ,no Brasil tudo acaba em pizza porque não defendemos nossos direitos,em outros paises as pessoas não se fazem de troxas,essa é a grande diferença!
Todos sabemos cobrar moral e ética, até mesmo os que não sabem o que significa! Mas não sabem agir com tal!
"Enquanto não enxergamos o próximo como semelhante, nunca saberemos o verdadeiro significado de ética e moral. " Por isso que o digo, a moral e a ética é impossivel ser feita por toda uma sociedade!A moral existe sim,mas para poucas pessoas.


:* te amo
espero nao ter feito um comentario de bebada HUEHEUHUHEUHS

Mariano David Soares disse...

Pegadinhas Picantes-SBT.
Quem está mantendo o Ibope desse Programa? Vamos fazer algumas comparações? Os evangélicos não são. Ou são? Os incrédulos somados com os católicos de rótulo, não daria para manter o Ibope, e em conseqüência sairia do ar. Então podemos deduzir que tem católico praticante assistindo.
Nosso empresário Silvio Santos, bem como os que são a favor do Programa, estão convidados a ler e meditar: Mateus 6, 24. / Lucas 17, 1. / Lucas 10, 16.
Corumbá-MS, 7 de outubro de 2009.
ÉTICA: Assunto: Programa de TV. / Interrogação. (REITERO):
A Igreja e a Vossa Excelência Presidente Lula, não vai fazer nada para que as “Pegadinhas Picantes” do SBT saia do ar? A sociedade brasileira está com a mente doente! Tudo o que a mídia inventa, aceita numa boa. Não é assim não! Temos que aprender a dizer não! Vocês mulheres, precisam se valorizar mais! Aos pouco a Mídia está conquistando a sociedade para que a pornografia chega na Tv. O leitor(a) pode pensar: Mariano, você não quer assistir, não assista! Mas não é bem assim. Isso está proliferando mais a mente das nossas crianças e adolescentes! Alem do mais, a NUDEZ é um assunto de destaque nos estudos bíblicos: “Toda nudez será castigada!”. Cristo disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! Lucas (17,1). Se você assiste e acha graça, lembre-se, seu sorriso é um escárnio; um sarcasmo. Medite nisso. Silêncio é omissão é aceitação. Aguardo resposta e quero a cópia do e-mail que vocês enviaram para o SBT e para o Presidente Lula. Se vocês não me enviarem, é porque não me deram a mínima e estão sendo cúmplice dessa promiscuidade e também da pedofilia e do estrupo. Eu sei que isso é resultado dos finais dos tempos, mas não podemos cruzar os braços e simplesmente deixar acontecer. Porquê? Porque não podemos deixar os ignorantes da palavra de Deus morrer sem o conhecimento! Aí você fala: mas tem a bíblia! Sim, mas se nós não os incentivá-los, não farão uso da mesma. Acesse no Google: http://mariano.soares.zip.net/ Atenciosamente,
Mariano.

Mariano David Soares disse...

MENSAGEM PARA MEDITAÇÃO: Reforma na Sociedade
Atenção Brasil! Referente minha Campanha, não pode ficar só em teoria. Precisamos também da prática. Só escrever; falar pode não surgir efeito desejado. Isto é, a pessoa pode não dar crédito e até mesmo cair no esquecimento. Então, para que haja maior concordância, é preciso que paralelo com a teoria haja também a prática. A partir desse ano de 2009, se a Igreja independente de credo, continuar no silêncio sobre a distribuição de preservativos, a família passará por uma reciclagem de Educação. Se não quiser voltar aos anos da década de 1950, isto é, uma educação rigorosa, a jovem adolescente e a noiva terão de sofrer um certo constrangimento para que sirva de punição. Caso contrário irá continuar como está e a Sociedade ficará de mal a pior. Trocando em miúdos, a jovem ao completar 15 anos, só terá direito a festa e presentes se for pura, donzela, se não estaremos fomentando o sexo na adolescência. A noiva por sua vez, terá de ser submetida ao exame de castidade. Caso já tenha o hímen rompido, não terá direito a festa e nem o casamento no religioso. Caso contrário, a Igreja estará faltando com a verdade, mentindo que o sexo só será praticado após o casamento. O não cumprimento a essas determinações, acarretará a traição a Deus e em conseqüência, o domínio do mal. Isto é, não teremos paz no além. A Sociedade tem que entender que a família tradicional e conservadora estava certa: forçando a filha a casar ou expulsando-a de casa. Tanto é Verdade que depois que a avó passou a cuidar de netos, sem saber, ou sabendo quem engravidou sua filha, que a Sociedade ficou assim. Não tem nada de o namorado infrator assumir a criança não! Tem que assumir a mãe também. Isto é, casando no civil e no religioso. Cuidado! A epidemia, o surto da Gripe Suína, Gripe “A” H1N1, pode ser um castigo paralelo pelo querer combater o castigo da AIDS e o sexo continuar livre. Não esqueçam de Sodoma e Gomorra. Nunca é demais prevenir, mas sem camisinha, com PUREZA! Atenciosamente,
Mariano.

Mariana disse...

SE moral é um conjunto de regras e costumes defendido por determinada sociedade, ela não é um princípio, é o valor.

Moral é princípio quando este grupo de valores passam a ser universalmente aceitos. Se for defendido apenas por grupos sociais, então, está restrita àquele grupo.

Valores morais que se tornaram princípios universalmente aceitos -

integridade, verdade, honradez, honestidade. São coisas relacionadas a caráter. Portanto, as características de um ser que tem arraigado estes princípios, fazem-nos crer que há uma moral universal.

Mas nunca, nunca uma moral reduzida a determinado grupo social dominante ou religioso é uma moral universal.