sexta-feira, 1 de agosto de 2008

COSMOS de Carl Sagan-Episódio 13 (Último): O Futuro da Terra

http://www.guba.com/watch/3000083860


Finalmente chegamos ao último episódio da série COSMOS de Carl Sagan, espero que quem assistiu tenha gostado e quem não assistiu, assista, pois vale muito a pena.


Este episódio é a histórica declaração televisiva que refere a necessidade urgente de uma perspectiva planetária para enfrentar a loucura da corrida aos armamentos nucleares. No passado, guerreamo-nos uns aos outros, raramente apreciando as semelhanças de todas as culturas e povos da Terra.


Mas agora o mundo encontra-se no meio de uma devastadora revolução de nível mundial, conforme se vai encaminhando para uma única comunidade global.


Ao mesmo tempo, as máquinas de destruição tornaram-se capazes de arrasar a nossa civilização, e talvez, até mesmo a nossa espécie. A promessa de uma grande civilização científica já foi uma vez destruída pela ignorância e pelo medo, quando no séc. V uma multidão de fanáticos destruiu por completo a grande Biblioteca de Alexandria.


Voltamos, a seguir, à viagem de quinze (hoje em dia 13,7) bilhões de anos desde a explosão inicial até ao presente... Um planeta Terra infestado por sessenta mil armas nucleares. Carl Sagan argumenta que a nossa sobrevivência não se deve apenas a nós próprios, aos nossos antepassados, ou aos nossos descendentes, mas também a esse Cosmos, antigo e enorme, do qual despontamos.

Para quem quiser assistir dublado em português.


Em 7 partes no YouTube.

Parte 1
http://br.youtube.com/watch?v=237yakwEBp8
Parte 2
http://br.youtube.com/watch?v=fjmDAMvSul8
Parte 3
http://br.youtube.com/watch?v=2jFRiaaD2NU
Parte 4
http://br.youtube.com/watch?v=oFxkjFpZlOE
Parte 5
http://br.youtube.com/watch?v=uMTO9V6lD_U
Parte 6
http://br.youtube.com/watch?v=SNELski1h2Q
Parte 7
http://br.youtube.com/watch?v=gGgFlFWq59Y

No VideoGoogle
http://video.google.com/videoplay?docid=-5500778974932463147

“Nós somos o produto de 4.5 bilhões de anos de imprevistos e evolução biológica lenta. Não existe nenhuma razão para pensar que o processo de evolução parou. O Ser Humano é um animal transitório. Nós não somos o clímax da evolução”. Carl Sagan

1 Comentários:

Cláudio Gonzaga disse...

Parabéns pelo blog, que reúne tantas informações úteis e esclarecedoras. Aproveito o ensejo para divulgar aqui um trabalho (coletivo) de popularização da ciência: http://novajonia.wiki.zoho.com . Abçs!