quarta-feira, 19 de março de 2008

Tradicionalismo e o Sobrenatural


Hoje em dia muitas pessoas ligam inúmeros fatos ao sobrenatural, quase tudo aquilo que não conseguem explicar, ligam ao sobrenatural, poucas vezes buscam alguma explicação lógica. Talvez a explicação sobrenatural seja a primeira a passar em suas mentes, e geralmente essa explicação as fazem temer o desconhecido. Mas por que será que a explicação sobrenatural é a primeira a passar em suas mentes? E por que será que elas temem o sobrenatural, sendo que não há nenhuma prova de sua existência? A resposta disso? T-r-a-d-i-c-i-o-n-a-l-i-s-m-o!


O tradicionalismo faz você associar e acreditar em certos fatos simplesmente por costume. È a explicação mais acessível desde sempre, e você sempre acredita e teme isso sem saber o porquê. A maioria das pessoas seguem esse método. Até livros e a mídia te empurram o sobrenatural como se fosse algo normal, podemos listar inúmeras ocorrências com citações de fantasma, ETs, vampiros etc.


Por exemplo: você está na sua casa, e todos os outros moradores da casa estão durmindo ou não estão em casa, então você sente uma presença na casa. Qual vai ser a primeira coisa que você irá associar? Fantasma ou espírito será uma provável resposta. Agora por que você associou isso a fantasmas e espíritos mesmo se quer tendo visto o que você sentiu? Ou por que não atribuiu a outra explicação sobrenatural? Como: ETs de outra dimensão, lobisomem, incrível Hulk, papai noel etc.? O tradicionalismo te faz pensar nisso, você nunca teve ou se quer viu tal entidade sobrenatural, mas antes de qualquer resposta lógica você irá associar ao sobrenatural.


Lembro-me de ter visto uma vez na TV, um rapaz fazer a seguinte experiência: ele pegou um galho (de espessura média) de árvore, amarrou uma corda nele e o colocou no lago Ness esperando uma excursão de visitantes passar do outro lado do lago, por meio da corda ele manipulava o movimento do galho. Várias pessoas que viram o galho de longe afirmaram terem visto diversas partes do Monstro do lago Ness, como sua barriga, sua cauda, sua cabeça etc. Eles afirmaram terem visto o monstro unicamente por estarem no local onde a tradição é mais forte, e qualquer movimento ou objeto desconhecido no lago já associaram ao monstro.


Voltando ao assunto dos espíritos. Você já percebeu que quase sempre quando alguém afirma ter visto ou escutado um espírito, essa pessoa está sozinha e é de noite? Isso acontece porque quando se está de noite, a visibilidade cai, e tudo fica mais calmo, ouve-se um pequeno ruído com facilidade. Quando se está sozinho sobre essas condições, inúmeros pensamentos rondam a cabeça da pessoa, e ela não está concentrada em algo específico, no máximo em seus pensamentos, e qualquer imagem ou som estranho, as associações mais comuns são: algum bandido ou algum espírito, apesar de bandido não ser sobrenatural, essas duas associações se deram através do tradicionalismo, “bandidos atacam com mais freqüência à noite” e “espíritos aparecem com mais freqüência à noite.”


Agora, quando essa pessoa está caminhando de dia, ou está caminhando à noite com mais pessoas (principalmente conversando), dificilmente será relatado a visão de espíritos. Isso se deve por que: no primeiro caso: tradicionalmente espíritos não aparecem de dia; e no segundo caso: quando se está conversando com outras pessoas (à noite) você está concentrado na conversa, e não dará muita atenção ao resto, nesse caso, as pessoas só achariam que viram algum espírito se estivesse conversando sobre tal ou se não houvesse comunicação, ai cada pessoa estaria pensando em algo, mas sem dar muita importância, e qualquer imagem ou som estranho aconteceria à associação.


Três outros exemplos da influência do tradicionalismo na nossa definição de sobrenatural


1-Aliens visitando a Terra


Apesar das histórias de aliens vindo à Terra não serem muito velha, ela se tornou uma tradição.


Qualquer OVNI já se torna visitas de Aliens à Terra. Uma vez vi um vídeo que se passava no México, onde um balão escuro foi confundido com nave alienígena. Isso se torna deprimente. Qualquer objeto que não dê para ser visualizado com clareza se torna um Disco Voador. E por que ETs virão exatamente em discos voadores? Mas uma vez é ai que o tradicionalismo entra. A história de discos voadores foi passando de boca em boca sem nenhum cunho verdadeiro. Logo a mentira repetida por muitos, se tornou uma “verdade” simplesmente tradicional.


Outro exemplo ainda com ETs são os círculos nas plantações. Ninguém nunca viu os ETs fazendo os círculos, ninguém nunca viu a espaço-nave aterrissando nos círculos. Mas simplesmente porque em 10% dos casos os círculos parecem serem indicações de pouso, logo ficou conhecido tradicionalmente como obras dos Aliens.


Aqui vai uma explicação que eu tenho disso.


Antigamente as pessoas achavam que viam discos voadores, então para estabelecer locais de pousos para esses “visitantes” alguns fanáticos faziam os famosos círculos nos milharais com esperanças de que os ETs pousassem ali (o que nunca acontecia), logo quando outras pessoas viam os círculos atribuíam a visita dos aliens, e isso foi passando tradicionalmente até hoje. Logo esse ato dos círculos foi sendo imitado como atos de brincadeira. Provavelmente foram feitos de madrugada, já que a escuridão e a altura dos milharais impediam de serem vistos.


2-Astrologia


Muito antes da época das grandes navegações, Astrologia e Astronomia caminhavam juntas. Muitas pessoas se guiavam geograficamente (astronomia) e espiritualmente (astrologia) através delas. Elas acreditavam que os astros, denominavam suas personalidades, e com isso criaram constelações, e cada um que nascesse sobre aquela constelação seria daquele signo, o fanatismo era tanto, que a pessoas mesmo sem saber se adaptavam ao signo que lhe era “destinado”. Com a revolução científica que começou no século XVII a astronomia foi separada da astrologia, porém a influência tradicional da astrologia permanece até hoje sobre os leigos no assunto.


3-Religiões


Religião é a forma tradicional que mais tem durado, devido à maioria das religiões a sua entidade suprema oferece uma recompensa para seus seguidores e um castigo para os seus não seguidores.


Não importa quantas vezes um fiel afirmar que falou com seu deus, ele nunca se quer falou ou o viu. Simplesmente acredita por tradicionalismo, não há nenhuma prova da existência de qualquer deus. Se eu falar que vi alguém hoje ressuscitando, com certeza serei chamado de louco, mas os fiéis de certa religião acreditam sem a menor dúvida nos milagres feitos pelo seu deus.


A maior prova que religião não passa de tradicionalismo variante de cada cultura são os inúmeros deuses que foram criados. Se você nascesse na Índia teria como religião hindu, em Israel e muitos outros países da Ásia teria como religião o islã, na terra dos antigos Vikings acreditaria na mitologia nórdica, na Grécia na mitologia grega etc. Como fomos colonizados por um país católico a maioria das pessoas são católicas, se fossemos colonizados por um país protestante como foi o caso dos EUA, a maioria seria protestante.


Então se percebe que religião você acredita simplesmente pro tradicionalismo, e já é tradicional você acreditar, e você acredita por: almejar uma recompensa ou temer um castigo; porque a maioria das pessoas acreditam também; porque gerações da sua família acreditam naquilo etc. E apesar de nada disso existir você continua acreditando por puro e simples tradicionalismo.


Esses são só alguns exemplos com um pouco de pensamento crítico você encontrará inúmeros outros exemplos e perceberá que o maior influenciador da nossa definição de sobrenatural é o tradicionalismo.

0 Comentários: