domingo, 4 de maio de 2008

As 7 maiores mancadas científicas de Hollywood

Não há lugar no universo em que as leis da física sejam tão flexíveis quanto em Hollywood. è o que mostra um novo livro lançado nos EUA. Confira as 7 maiores mancadas.


7
º lugar.
Filme: Jornada nas Estrelas (1979,82,83,86,89)
Mancada: Assassinar Sir Isaac Newton

Uma nave a 25% da velocidade da luz precisaria de 3 meses para frear sem se desintegrar. Prevendo episódios tendeciosos, os criadores de Jornadas deram um gato na 1
º lei de Newton (a da inércia) e bolaram os amortecedores de inércia. Bom, às vezes, ataques danificam os amortecedores, e isso só faz a tripulação se desequilibrar, quando deveria virar purê.


6
º lugar.
Filme:
Guerra nas Estrelas (1977,80,83,99,2002,05)
Mancada: Achar que existe ar no vácuo.

Sem a resistência do ar, os destroços de naves atingidas nas batalhas espaciais não perdem velocidade, tornando-se armas letais para quem está nas redondezas. Sem falar no risco de atingir um tanque de combustível. Considerando que eles carregam energia suficiente para viagens interestelares, seriam umas explosões e tanto.


5
º lugar.
Filme: Querida Encolhi as Crianças (1989)
Mancada: Jogar no lixo a física de partículas.

O baixote de Rick Moranis cria uma geringonça capaz de fazer com seus filhos o que diz o título do filme Querida Encolhi as Crianças. Um adolescente reduzido ao tamanho de uma formiga teria exatamente o mesmo número de átomos em seu corpo. Em outras palavras, teria o mesmo peso de antes. Carregar os moleques na mão? Sem chance.

4
º lugar.
Filme:
Homen-Aranha(2002,04,07)
Mancada: Criar matéria do nada.

A teia sai de dentro do Aranha. Hum... Então um passeio por Manhattan seria menos inofensivo do que aparece nas telas: a cada 100 m de teia que lançasse, Peter PArker perderia 3% do volume do seu corpo, como acontece com as aranhas de verdade. Em 1,5 km já teria abandonado um terço do seu organismo. Mas tudo bem, super-herói é super-herói.


3
º lugar.
Filme:
A.I Inteligência Artificial (2001)
Mancada: Esquecer a tomada do robô.

Os roboôs ali dispensaram quaisquer fontes de energia. Vai ver eles carregam um estoque... Tarefa árdua: se fossem movidos a gasolina, teriam de levar 860 kg para durar 10 anos. Melhor pensar em algo como energia nuclear. Neste caso, a engenhoca vivida por Harley Joel Osment viraria uma pequena Chernobyl após os 2 mil anos que passa debaixo d'água.


2
º lugar.
Filme:
O Dia Depois de Amanhã (2004)
Mancada: Derreter a Antártida sem avisar os espectadores

Nova York é atingida por um super-tsunami, e acaba submersa por 46 m de água. Legal. Mas para tanto seria preciso derreter 75% do gelo da Antártida de uma vez. e isso só aconteceria se toda a energia solar que chega ao planeta ficasse direcionada ao Pólo Sul por dois anos. Não seria algo discreto, mas os ciêntistas do filme não são lá muito atentos mesmo...


1
º lugar
Filme: Armageddon(1988)
Mancada: Não er destruído a Terra, pô.

Usar uma bomba nuclear para partir em dois um asteróide prestes a se chocar contra a Terra, desviando suas metades da rota. è o plano que salva o mundo em Armageddon. Só que a humanidade teria pouco para festejar. è que as metades do asteróide passariam tão perto que exerceriam uma força gravitacional 100 vezes maior que a da Lua, causando marés que engoliriam países. Sem falar nso furacões que deixariam de rastro ao interfirir na atmosfera.


Publicado pela:
Revista Superinteressante
Baseado no livro: A insultantemente Física dos Filmes. Tom Rogers.
Texto: Verônica Oliveira


2 Comentários:

Unknown disse...

Bom, realmente vc enumerou varias mancadas...

aguardo sua visita
http://passageiradotempo.blogspot.com/

Anônimo disse...

hahahahha, o povo é muito sem noção na hora de fazer filmes xD

te amo