domingo, 25 de maio de 2008

Somos Um País Laico?

Em um país onde em sua nota está escrito “DEUS SEJA LOUVADO”, onde igrejas não pagam impostos, onde a religião e os dogmas religiosos interferem nas leis, outra pergunta deveria ser feita: Onde está a laicidade do Brasil?


Um país laico é aquele cujo a religião não interfere na República. Em um país laico: nunca um padre que nunca se quer pegou em um microscópio interferiria em uma pesquisa que leva anos, como as células troncos; nunca haveria uma estátua religiosa (Cristo Redentor) em locais públicos, a igreja não faria leis contra o aborto, e ousaria a aprovar leis como a que proíbe estúdios de tatuagem a atuarem na cidade de São Paulo; nunca um criminoso ao alegar ser evangélico teria sua pena reduzida, ou até mesmo não ser preso.


No papel, na constituição, somos um país laico, mas fora dele, nem de perto somos. E o governo continua a mentir, dizendo que somos um país laico, ma será que o governo acha que somos tão idiotas a ponto de acreditar nisso? Ou será que o Governo está mentindo para si mesmo?


Como se sente um muçulmano, judeu, hindu, ateu, budista, espírita. Agnóstico; enfim, todos aqueles que não são cristãos, em uma sociedade como a nossa? Em um país com inúmeros feriados cristãos como : natal, páscoa, dia de São Jorge, Dia de “Nossa Senhora”, Corpus Christ e de inúmeros outros santos e santas? Será que ficam encabulados e/ou nervosos com a situação de nosso país? Ou será que agem hipocritamente? Já que nesses dias não precisará trabalhar e dependendo até ganhará presentes. Agora finalizo com outra pergunta:


Quando seremos um país laico?

22 Comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente meu amoor (L)
a coisa mais ridicula é uma país "laico" ter uma nota com ''Deus seja louvado.''

Anônimo disse...

Pior que até na constituição cita deus, não lembro qual parte agora.

Pra voc~e ver como somos laicos

Christiane Silva disse...

Não há maior prova da interferência da Igreja no Brasil do que a discussão sobre as células-tronco. Todos os políticos que se mostraram contra as pesquisas usaram argumentos católicos para justificar seu posicionamento... RIDÍCULO!!!!

Parabéns pelos textos. Adorei.

Anônimo disse...

Concordo em partes de seu texto, mas tenho que lembrá-lo que o brasil vem de uma cultura básica do catolicismo gerado depois o cristianismo. Tudo bem que a igreja católica ainda tem seus poderes e influências sobre as leis mas NÃO A DEFINEM E MUITO MENOS dão a respota final ao julgamento. Cabe agora aos juízes a julgarem de forma unilateralmente sem deixar ser influenciado pelas "não leis" mas levando em conta sempre os direitos fundamentais e sua leis de acordo com nossa Constituição Federal.

Anônimo disse...

acreditar em Deus nao é religiao...ha varias formas de seguir a Deus e isso se designa religiao...somos um pais laico que acredita em deus...e kem nao kiser acreditar tem seu direito respeitado..sou casada c um arabe e sei muito bem oq é um pais nao laico...e vai ao egito e vc vai ver oq é ser realmente oprimido por um areligiao..

Unknown disse...

Quando se diz que o Brasil é um país Laico, quer dizer que não tem religião oficial, por isso, se pode ter estátua do cristo redentor rj, cultos evalgélicos e católicos, áreas ou terrenos de macumbas e feitiçarias, dia de Iemanjá, salões espíritas... isso por que somos um país laico. Agora uma coisa é certa, a Bíblia é o caminho da verdade, portanto leiam a Bíblia para que saibam o que significa cada uma dessas crenças.
Que Deus nos abençoe.

Patrícia Nogueira disse...

Pq será msm depois de mais de 2000 anos esse "Homem Santo" tem tanto poder e dividi tantas opiniões? Se fosse algo da nossa humanidade, duraria tanto tempo? É fácil falar daquilo que não conhecemos. Deus será Deus sempre, aqui, onde a discursão em questão é; Somos ou não um país Laíco? ou em qq outro lugar...dividimos opiniões pq não conhecemos a verdade. Quero ressaltar que Deus é misericórdia e que ele ama a cada com um amor único.
Deus abençõe
SHPS

Unknown disse...

Num pais laico não só a religião não interfere no Estado, mas o Estado também não interfere na religião. Um país laico não possui uma religião oficial, portanto não pode interferir nas manifestações religiosas. Num país laico nem as igrejas tributam o Estado nem o Estado ributam as igrejas.

Anônimo disse...

pelo pouco conhecimento que eu tenho as religiões não fazem leis, mas sim o congresso, a pedido do povo atraves de baixo assinado são expressado a vontade da maioria.DEUS tenha piedade de nós por não saber o que falamos.

Unknown disse...

Infelizmente devo abrir meu comentario dizendo q sou muculmano nao q eu tenha vergonha. Pelo artigo e comentarios o pais laico tambem nao deve ser o pais q faz tudo ao contrario da igreja... E como a maioria do povo e das camaras sao christians temos os feriados e ' DEUS SEJA LOUVADO'... Cada membro da camara pode ter a justificacao que quiser o pais laico nao eh o pais ateu... Eh o pais em q muculmanos judeus cristians e ateus sentam na mesa juntos e dirigiem o pais..e se isso chegar a beneficiar um e nao outro eh porque a maioria quis assim... A turkia eh um pais Laico mais tem ultimamente afinidade com paises arabes pq a maiorias dos membros do governo sao muculmanos...

Anônimo disse...

Primeiramente Bom Dia Caro Sir Eddie Ferr.

Gostaria de dizer que em parte, aproveita-se este comentário em seu blog; entretanto ficou evidente que ocorre uma má interpretação de vossa parte quanto ao significado da Laicidade de nosso País.Por exemplo:

- dizer que somo um pais Laico, não quer dizer em momento algum, que somo um País sem DEUS. O grande problema esta é nesta questão... QUAL DESU O BRASIL TE SERVIDO?

A BÍBLIA garante que so há um unico e verdadeiro DEUS a se servir... então concluo que o problema não esteja ja Laicidade do nosso País, e sim em não saber servir o DEUS que devemos servir.

Anônimo disse...

Ola amigo! Parabens pelo texto! Minha unica afirmativa é que independente de religião ou credo, acho que as pessoas estão andando muitos descrentes umas das outras, sobre a existencia, prostituição, drogas, o que denota ausencia de espiritualidade.
A fé as vezes necessita de ações e icones para ser fortalecida. O amor deve prevalecer. Não critico religiões nem crenças, por vezes até gosto o posicionamento de "freios" da sociedade.
O mundo precisa de pensadores e pessoas proativas que coloquem o coração no poder.
Abraços a todos e a vc meu amigo pelo ótimo texto.

Anônimo disse...

Bom dia amigo,
Até concordo com você quando disse que vivemos em um país que não cumpre com sua própria constituição. No entanto, acrdito que foi muito infeliz ao comentar que espíritas não são cristãos.Espíritas são tão cristãos quanto qualquer católico e evangélico do mundo inteiro.Tanto é verdade que o codificador do espiritismo(Allan Kardek) separou da bíblia somente os evangelhos de Cristo e fez publicou O Evangelho Segundo o Espiritismo.

José Isidio da Silva disse...

Pelo visto o autor da matéria é jovem e, por isso, louvo o seu dinamismo e interesse por assuntos sérios. O entusiasmo, e talvez a indignação, o levou a cometer alguns exageros. Mas acho que ele concordará com os comentários coerentes, discordantes e ao mesmo tempo condescendentes, que aqui foram feitos. A Bíblia diz: "Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor". Portanto, um país laico não é necessáriamente um páis ateu. Por outro lado, amigo, você tem razão quando fala dos inúmeros "dias santos". Mas, se o Estado proibisse a ereção de uma estátua, como a do Cristo Redentor, ou outra qualquer que representasse uma fé, não seria uma intolerância religiosa? E nesse caso ele não poderia ser considerado laico. Quem quiser, no Brasil, pode praticar a idolatria, e quem não quiser não será perseguido por isso. Pelo menos não pelo Estado. Acho que o comentário de Nana é um dos mais inteligentes e definidor entre os que aqui foram apresentados.
Que Deus o abençoe, meu caro jovem.

Anônimo disse...

Meu querido jovem. Considerando que o Brasil não impõe qualquer religião e também não aceita discriminação regiligiosa, podemos dizer que somos um país laico. As discussões que giram em torno das células tronco podem partir de qualquer movimento seja religioso, estudantil, político ou outros. O fato da constituição citar Deus não quer dizer que abraçou uma ou outra religião. Os valores morais que se inserem na Constituição não denotam ingerência das igrejas na administração do Estado. Ademais, qualquer funcionário público coloca em sua sala o símbolo que bem entender, seja uma cruz, uma imagem de Iemanjá, a estátua do Buda, o emblema de seu time preferido, a fotografia de sua família. O Estado não impõe nem proibe o simbolo do cristianinsmo. Graças a Deus, temos liberdade de opção.

Anônimo disse...

Ótimo texto, parabéns.

Wendel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wendel disse...

Respondendo ao José Isídio: não haveria problema algum em se erigir o Cristo Redentor, caso este não fosse erigido pelo Estado.

Ninguém aqui está abordando a liberdade religiosa do cidadão, mas sim a questão de o próprio Estado promover uma religião.

Um Estado laico não deveria pendurar uma enorme cruz com um ser crucificado bem no meio da Câmara dos Deputados, que aliás é "a casa do povo". Se a casa é do povo e o Estado é laico, não há atitude mais estúpida do que pendurar um crucifixo nas paredes de tal recinto.

Anônimo disse...

Para quem é adepto ao satanismo pode botar na nota, o diabo seja louvado...

Anônimo disse...

Concordo em parte com seus comentários, pois a opinão do povo tem que ser expressa. Se por exemplo eu não concordo com o aborto, tenho o direito de dizer, independente de religião. O que eu não concordo é com a mordomia que tem a Igreja católica, sabia que ela não passa por normas de seguranças, como outras igrejas cristãs passam. Também não concordo com santos espalhados nas repartições públicas, dia de padroeira ruas e bairros com nome de santos,etc...Recriminam as igrejas evangélicas por recolher o dízimo que as sustentam, mas, não recriminam os gastos com visitas de papa, concsrvação de igrejas tombadas pelo patrimôni histórico.Que paga esta contas todos nós, católicos ou não. É os nosso impostos indo para o ralo.

Anônimo disse...

nas escolas é onde ocorre o maior dos desrespeito, onde malucos ou malucas, tentam impor suas crenças, e ferem a nossa constituição,..., fique de olho e denuncie,..., mais um crime contra a sua individualidade... meu nome é valentim fernandes.

Mariana disse...

"Definição:
Também conhecido como Estado Secular, o Estado Laico é aquele que não possui uma religião oficial, mantendo-se neutro e imparcial no que se refere aos temas religiosos. Geralmente, o Estado laico favorece, através de leis e ações, a boa convivência entre os credos e religiões, combatendo o preconceito e a discriminação religiosa.

Características:
Desta forma, no Estado laico, a princípio, todas as crenças são respeitadas. Não há perseguição religiosa.
Em alguns países laicos, o governo cria normas para dificultar manifestações religiosas em público.

O caso brasileiro:
O Brasil é um país com Estado laico, pois em nossa Constituição há um artigo que garante liberdade de culto religioso. Há também, em nosso país, a separação entre Estado e Igreja."

Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/estado_laico.htm


Ou seja, como voces podem ver, um estado onde há bancada evangélica (NÃO HÁ separação da religião com o estdo), estátua de cristo redentor, "deus seja louvado" na nota oficial do Real Brasileiro, não pode ser considerado um estado laico.

Porque só temos estátuas de cristo e nao das outras religiçoes e crenças? porque tem um ''deus seja louvado'' na nota do real sendo que em outras religioes as pessoas acreditam em outros deuses?


VOCES NÃO PERCEBEM QUE O BRASIL NAO É ESTADO LAICO PORRA NENHUMA?!