sexta-feira, 30 de maio de 2008

Post Duplo de Documentários: No Volverán! A Revolução Venezuelana Agora! (Tirem as Mãos da Venezuela)



Dos mesmos produtores de "Solidarity - Hands off Venezuela" e dos curtas sobre a Sanitarios Maracay, apresentamos "No Volverán! - A Revolução Venezuelana Agora!". Um documentário eletrizante de 1h30m de duração com legendas em português sobre a revolução venezuelana. Lançado em inglês e espanhol em 2007, este documentário foi produzido na Venezuela e trata do período que vai até pouco depois das eleições que reelegeram Chávez presidente em Dezembro de 2006.


Os documentaristas viajaram juntos com a delegação internacional da campanha Tirem as Mãos da Venezuela, visitando bairros pobres de Caracas e diversas fábricas sob controle dos trabalhadores na Venezuela, para entender melhor o movimento que pretende por fim ao capitalismo no país e inspira milhões de trabalhadores no mundo todo.


O que a grande mídia não mostra e/ou distorce, a campanha Tirem as Mãos da Venezuela busca trazer à tona neste documentário emocionante. Depoimentos de trabalhadores e verdadeiros lutadores venezuelanos que demonstram uma consciência incrível da luta de classes e das perspectivas para o avanço da revolução.

Post Duplo de Documentários: A Revolução Não Será Televisionada

Recentemente em uma das minhas aulas de economia, a professora insultava o presidente da Venezuela, Hugo Chavez, o chamando de louco, por que: ele não gosta da mídia privada venezuelana; pela quebra de contrato com os sanguessugas da Petrobrás entre outros. Porém infelizmente essas acusações são feitas sem o consentimento do assunto, e ela não é a única a agir de tal modo. Nesses dois documentários que irei postar você poderá entender o porquê do presidente Hugo Chavez agir de tal modo.

Obs: Os documentários não são dos mesmos produtores, e não são continuações um do outro. Eles se complementam naturalmente.


A Revolução não será televisionada



O documentário "The revolution will not be televised" (A revolução não será televisionada), filmado e dirigido pelos irlandeses Kim Bartley e Donnacha O'Briain, apresenta os acontecimentos do golpe contra o governo do presidente Hugo Chávez,realizado pela mídia privada em parceria com a oposição, em abril de 2002, na Venezuela.


Os dois cineastas estavam na Venezuela realizando, desde setembro de 2001, um documentário sobre o presidente Hugo Chavez e o governo bolivariano quando, surpreendidos pelos momentos de preparação e desencadeamento do golpe, puderam registrar, inclusive no interior do Palácio Miraflores, seus instantes decisivos, respondido e esmagado pela espetacular reação do povo.Vídeo com legendas em português.

Link alternativo para o You Tube

Parte 1: http://br.youtube.com/watch?v=aQu8ic0WRXo
Parte 2: http://br.youtube.com/watch?v=ipXdMqtuVSc
Parte 3: http://br.youtube.com/watch?v=ORTLZVxspCI
Parte 4: http://br.youtube.com/watch?v=AZ6AbcB4SpY
Parte 5: http://br.youtube.com/watch?v=sUljGmAkMAk
Parte 6: http://br.youtube.com/watch?v=7n3SamkYq8U
Parte 7: http://br.youtube.com/watch?v=633OBY09e9Y
Parte 8: http://br.youtube.com/watch?v=OgcxfFeBowk
Parte 9: http://br.youtube.com/watch?v=k5M2Fc1jiFs
Parte 10: http://br.youtube.com/watch?v=CiD8oHCffiE

domingo, 25 de maio de 2008

Somos Um País Laico?

Em um país onde em sua nota está escrito “DEUS SEJA LOUVADO”, onde igrejas não pagam impostos, onde a religião e os dogmas religiosos interferem nas leis, outra pergunta deveria ser feita: Onde está a laicidade do Brasil?


Um país laico é aquele cujo a religião não interfere na República. Em um país laico: nunca um padre que nunca se quer pegou em um microscópio interferiria em uma pesquisa que leva anos, como as células troncos; nunca haveria uma estátua religiosa (Cristo Redentor) em locais públicos, a igreja não faria leis contra o aborto, e ousaria a aprovar leis como a que proíbe estúdios de tatuagem a atuarem na cidade de São Paulo; nunca um criminoso ao alegar ser evangélico teria sua pena reduzida, ou até mesmo não ser preso.


No papel, na constituição, somos um país laico, mas fora dele, nem de perto somos. E o governo continua a mentir, dizendo que somos um país laico, ma será que o governo acha que somos tão idiotas a ponto de acreditar nisso? Ou será que o Governo está mentindo para si mesmo?


Como se sente um muçulmano, judeu, hindu, ateu, budista, espírita. Agnóstico; enfim, todos aqueles que não são cristãos, em uma sociedade como a nossa? Em um país com inúmeros feriados cristãos como : natal, páscoa, dia de São Jorge, Dia de “Nossa Senhora”, Corpus Christ e de inúmeros outros santos e santas? Será que ficam encabulados e/ou nervosos com a situação de nosso país? Ou será que agem hipocritamente? Já que nesses dias não precisará trabalhar e dependendo até ganhará presentes. Agora finalizo com outra pergunta:


Quando seremos um país laico?

domingo, 18 de maio de 2008

Babycakes por Neil Gaiman





O mal hábito de se comemorar mortes

Ainda não sei quando que nasceu esse hábito, e muito menos quando que a maioria da humanidade o adiquiriu, só sei que ele se tornou freqüente.


Sempre que se quer comemorar algo sobre alguma pessoa que foi especial, sempre se fala no aniversário de sua morte. 40 anos de morte de Che Guevara, 30 anos de morte de Charlie Chaplin, sei lá quantos anos de morte de Zumbi de Palmares, e a lista vai ficando enorme.


Não que exista vida após a morte, mas eu acho que ninguém que estivesse morto gostaria de ver as pessoas comemorando os anos da sua morte. Por exemplo: esse ano completa 15 anos que meu avô paterno morreu, eu acho que eu não me sentiria bem e muito menos o meu avô (se existisse vida após a morte) em ver sua família e conhecidos comemorando os 15 anos de sua morte.


Não seria mais fácil comemorar a data de nascimento do falecido? Ou a data em que ele fez uma grande obra? Será que temos que transformar a desgraça em comemoração? Deveríamos comemorar na hora do enterro também. Não acham? Será que o morto (caso existisse vida após a morte) estaria comemorando conosco, onde quer que estivesse, a data de sua morte? Ou a família dele estaria alegre comemorando a sua morte?

sábado, 17 de maio de 2008

COSMOS de Carl Sagan- Episódio 9: A vida das estrelas



http://www.guba.com/watch/3000083631


Para do nada fazermos uma torta de maçã, necessitamos antes inventar o universo. A maioria dos átomos dos nossos corpos foram feitos no interior das estrelas. "Somos matéria estelar".



Com animação computadorizada e espantosa arte astronômica, é-nos mostrado como as estrelas nascem, vivem e morrem. Carl Sagan persegue a origem e a natureza dos buracos negros, objetos com uma gravidade de tal ordem que a luz não consegue sair deles. O "último dia perfeito" da terra é representado daqui a 5 bilhões de anos, após o que o Sol, entrando na fase vermelha gigante, reduzirá a Terra a cinzas carbonizadas.


Testemunhamos a explosão de estrelas distantes que produzem raios cósmicos que provocam mutações nos seres da Terra. No sentido mais profundo, a origem, evolução e destino da vida do nosso planeta estão relacionados com a evolução do Cosmos.

Para quem quiser ver dublado


Em 6 partes no YouTube
Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=zTDE_wqYGMI
Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=wKK-2_krdJE
Parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=5UOlTnUmmhs
Parte 4
http://www.youtube.com/watch?v=bQEYwcJLHJw
Parte 5
http://www.youtube.com/watch?v=11pF_9VL8pE
Parte 6
http://www.youtube.com/watch?v=eNnPjqC9M68

No GoogleVideo Completo
http://video.google.com/videoplay?docid=7689896500623823035

terça-feira, 13 de maio de 2008

Entrevista com o produtor de "Além do Cidadão Kane"


DIÓGENES MUNIZ
Editor de Informática da Folha Online


O professor britânico John Ellis, 55, do departamento de mídia e artes da Universidade de Londres, diz nunca ter dado uma "entrevista profunda" sobre o documentário "Muito Além do Cidadão Kane". Simon Hartog, diretor do filme, morreu em 1992, antes mesmo de a obra ser exibida no Reino Unido. Ellis tornou-se assim uma testemunha rara dos bastidores de um dos mais polêmicos filmes sobre a mídia e a política brasileiras.


Transmitido pela primeira vez em 1993, no canal britânico Channel 4, o filme usa o empresário Roberto Marinho (1904-2003) como metonímia da concentração da mídia no Brasil --daí a referência a Charles Foster Kane, personagem criado por Orson Welles em "Cidadão Kane" (1941).


Políticos como Leonel Brizola (1922-2004), Antonio Carlos Magalhães (1927-2007) e Luiz Inácio Lula da Silva --apresentado como líder sindical-- falam sobre a emissora no filme. Ao comentar o governo Lula em entrevista à Folha publicada no caderno Mais! deste domingo, Ellis critica a criação de uma TV pública no Brasil. "Talvez seja tarde demais", pondera, por e-mail, de Londres.


Completando 15 anos, "Muito Além do Cidadão Kane" nunca foi transmitido pela TV brasileira --nem poderia, por questões de direitos de imagem. Virou, apesar disso, ou talvez por isso, um ícone na luta pela democratização do acesso à informação desde os anos 90, quando já circulava em VHS nos sebos e nas universidades.


O documentário, que custou cerca de US$ 260 mil [R$ 445 mil] à extinta produtora independente Large Door, na qual Hartog e Ellis eram sócios, já foi visto cerca de 800 mil vezes na internet. Nos fóruns da rede, é elogiado, criticado e ganha a alcunha de "a história proibida da Rede Globo".


Folha - O que acha de o governo Lula tentar erguer uma TV pública?

John Ellis - Talvez seja tarde demais para a criação de uma TV pública. O que ela mostraria na maior parte do tempo? Há claro, sempre espaço para uma melhora da informação pública na TV, tanto em notícias, em programas factuais, quanto nos assuntos presentes nas novelas, e como eles são abordados. A experiência no Reino Unido mostra que a TV pública deve ser separada do governo. Esse modelo de TV pública é possível no Brasil?


Nenhum governo que eu conheço iria querer criar agora uma empresa de telecomunicações se não pudesse controlá-la diretamente. Especialmente agora, quando há muitas TVs espalhadas pelo mundo. O serviço público de TV na Europa foi iniciado em uma época em que a TV era uma novidade.


Mesmo que a BBC seja separada do poder, quando a emissora foi realmente contra o governo em questões políticas específicas, o governo conseguiu reagir de maneira bem-sucedida contra essa oposição.


O sucesso da TV pública independente no Reino Unido não foi propriamente na área da política. Entretanto foi bem-sucedida na educação pública, sobre temas locais importantes, na participação social, na proteção do consumidor e até em melhorar o padrão geral dos programas no país.


Folha - O Sr. acha que o documentário "Muito Além do Cidadão Kane" ainda é atual?

Ellis - Ele descreve uma situação que evoluiu, mas não sei bem qual é a profundidade dessas mudanças. O filme é bem-sucedido também, com a ajuda de muitos arquivos que permitem fazer essa oposição, em contar a história do crescimento da dominação da Globo na mídia brasileira.


Essa é uma história importante e deveria ser conhecida pelo menos por todos que estão estudando a mídia nas universidades e qualquer pessoa que estiver interessada na história política do Brasil.


Folha - Há quem diga que o Channel 4 encomendou seu documentário para atacar a Globo, que ameaçava entrar no mercado europeu de TV. Isso é verdade?

Ellis - Definitivamente não. O objetivo do programa era justamente entender a TV no Brasil. No passado, o Channel 4 exibiu pelo menos uma novela da Globo ("Escrava Isaura"), mas a produção não foi um grande sucesso. Há uma enorme diferença entre a cultura das TVs do norte e do sul da Europa.


A Globo teria mais chances em mercados como Espanha, Itália, Grécia ou, especialmente, Portugal, mas não no Reino Unido. A competição no Reino Unido vem das empresas norte-americanas e das empresas de Rupert Murdoch (News International, BSkyB e o conglomerado da Fox).


Folha - O filme foi proibido?

Ellis - Isso não é verdade. A Large Door concedeu o direito de exibir o programa em eventos e em público a diversas organizações no Brasil. Não poderia ser transmitido pela televisão porque muitas imagens pertencem à TV Globo.


Fiquei sabendo que o vídeo foi mostrado em muitos eventos públicos no Brasil. Ele foi feito por meio da lei britânica de direitos autorais, que permite o uso de trabalhos escritos e, por extensão, audiovisuais, desde que "com o propósito de fazer comentários e revisões críticas" [sobre aquela obra].


O documentário foi finalizado por Simon em março de 1992. Ele entrou em coma no início de junho daquele ano e morreu em 17 de agosto sem ter recobrado a consciência. Eu supervisionei a revisão do programa e a inclusão de uma entrevista para atualizar o filme, que foi ao ar em maio de 1993.


No Brasil, talvez você possa considerar que o filme é proibido, já que a recusa da Globo em ceder os direitos de exibição de suas imagens significa que ele não pode ser transmitido por canais brasileiros.


Folha - O documentário é apontado por alguns como um produto manipulador, que usa uma falsa linearidade para induzir o público a acatar sua posição.

Ellis - Toda representação "manipula" o público. O filme tem uma narração linear exatamente porque quer mostrar o crescimento do poder da mídia durante um período difícil da história moderna do Brasil. Ele foi feito para uma audiência no Reino Unido que não sabia nada sobre a história do Brasil, não se esqueça! Deveria haver outras narrativas sobre essa história também.


Folha - Nos últimos anos, o Brasil viu se intensificar uma guerra entre a Record e a Globo. O sr. tem acompanhado?

Ellis - Não tenho acompanhado de perto essa história. Mas sei que duas empresas estavam interessadas em comprar os direitos de "Muito Além do Cidadão Kane" no Brasil quando ele foi mostrado pela primeira vez no Reino Unido. Uma era a própria Globo.


Eles perderam o interesse quando disse a eles que poderiam comprar os direitos de TV, mas não as licenças para exibição em público e a distribuição de VHS, já que esses direitos já haviam sido concedidos a outras organizações no Brasil.


A outra empresa era a TV Record. A igreja [Universal do Reino de Deus] já tinha uma filial em Londres naquela época. Mas percebeu que haveria uma disputa judicial com a TV Globo a respeito das muitas imagens retiradas da programação deles. Então decidiu não comprá-lo.

COSMOS de Carl Sagan- Episódio 8: Viagens pelo tempo e espaço



http://www.guba.com/watch/3000083522


Há mais estrelas no Cosmos que grãos de areia em todas as praias da Terra. Se conseguíssemos observar os céus durante milhões de anos, as constelações mudariam de forma conforme as estrelas que as compõem se movem e evoluem.



Com Carl Sagan, circundamos a Ursa Maior para a vermos sob uma nova perspectiva. Numa máquina do tempo, exploramos o que sucederia se pudesse alterar o passado. Viajamos até aos planetas de outras estrelas.



Refazemos o sonho de adolescente de Albert Einstein de viajar num feixe de luz; a sua teoria da relatividade prevê que cerca da velocidade da luz produziria estranhos efeitos, mas daria aos exploradores espaciais a possibilidade de, numa só vida, irem até ao centro da galáxia. Voltariam, contudo, a uma Terra muito mais velha do que aquela de onde haviam partido.


Pra quem quiser ver dublado


Em 6 partes no YouTube

Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=ymCbpzpM9k4
Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=MkcIej2kv6E
Parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=H56eQ_pwYY0
Parte 4
http://www.youtube.com/watch?v=5M-DkpvKlgI
Parte 5
http://www.youtube.com/watch?v=-swlGKrWoCw
Parte 6
http://www.youtube.com/watch?v=jbl9MxGbUwY

No Videogoogle completo
http://video.google.com/videoplay?docid=6816313831361139078

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Pontos a favor do ateísmo

O primeiro ponto a favor do ateísmo seria os países mais desenvolvidos e com maior PIB terem na sua maioria, população ateísta ou agnóstica. Como indica a lista apresentada, apenas 3 países (Vietnã, Rússia e Israel) não são considerados desenvolvidos.


O segundo ponto faz parte de uma pesquisa sobre a relação dos países que acham a religião importante e o QI. Realizada pela Pew Global Attitudes Project. A pesquisa completa(em inglês) se encontra nesse site: http://hypnosis.home.netcom.com/iq_vs_religiosity.htm

País

Porcentagem dos que dizem que a religião é muito importante

QI

Angola

80

69

Argentina

39

96

Bangladesh

88

81

Bolívia

66

85

Brasil

77

87

Bulgária

13

93

Canadá

30

97

Republica Checa

11

97

França

11

98

Alemanha

21

102

Gana

84

71

Grã- Betanha

33

100

Guatemala

80

79

Honduras

72

84

Índia

92

81

Indonésia

95

89

Itália

27

102

Costa do Marfim

91

71

Japão

12

105

Quênia

85

72

Mali

90

68

México

57

87

Nigéria

92

67

Paquistão

91

81

Peru

69

90

Filipinas

88

86

Polônia

36

99

Rússia

14

96

Senegal

97

64

Eslováquia

29

95

África do Sul

87

72

Coréia do Sul

25

106

Tanzânia

83

72

Turquia

65

90

Estados Unidos

59

98

Uganda

85

73

Ucrânia

35

96

Usbequistão

35

87

Venezuela

61

88

Vietnam

24

96


A terceira é uma espécie de panfleto ateu, que além de outros, mostra a relação da taxa de homicídios entre o país mais Cristão(EUA) e o país mais ateu(Japão)


Os Crentes não acreditam nas religiões e nos deuses dos outros. Os ateus também não.”

COSMOS de Carl Sagan- Episódio 7: O esqueleto da noite


http://www.guba.com/watch/3000083354


O que são as estrelas? Tempos houve em que os humanos curiosos imaginaram que as estrelas eram fogueiras no céu, mantidas acesas por magia, ou pensaram que a Via Láctea era a "Coluna Vertebral da Noite".


Há 2300 anos, na ilha grega de Samos, um homem de nome Aristarcos sugeriu que era o Sol e não a Terra que estava no centro do sistema solar. Ele foi o culminar de uma tradição com 200 anos, agora amplamente esquecida, segundo a qual leis naturais e não deuses caprichosos regiam o universo. Na caverna de Pitágoras, em Samos, Carl Sagan descobre também um lado diverso do pensamento grego, o mundo místico guardado por uma irmandade erudita que trabalhava para ocultar do povo o conhecimento que possuía. O tema deste episódio é o nascimento do pensamento científico na nossa civilização e em nós mesmos. Carl Sagan viaja de volta ao bairro do Brooklyn onde ele próprio se começou a envolver no estudo do universo.


Para quem quiser ver dublado


Em 6 partes no YouTube:

Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=vRh0SZOg9Ec
Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=fvJJfRMpogQ
Parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=azwTHbL7sM0
Parte 4
http://www.youtube.com/watch?v=HBRjVhGAhF4
Parte 5
http://www.youtube.com/watch?v=9KNH9hJG0F8
Parte 6
http://www.youtube.com/watch?v=1VCpd6soPhg


No Googlevideo completo .
http://video.google.com/videoplay?docid=-8780005927106334204

quinta-feira, 8 de maio de 2008

COSMOS de Carl Sagan- Episódio 6:A saga dos viajantes


Há 300 anos apenas, a Holanda enviou pela primeira vez navios que deram meia volta ao mundo, reunindo conhecimentos do nosso planeta. Hoje já se enviaram naves espaciais a todos os planetas que os nossos antepassados conheciam.


Carl Sagan leva-nos ao interior do Laboratório de Propulsão a Jato para compararmos o regozijo duma viagem náutica de exploração com a excitação dos cientistas ao verificarem as primeiras imagens de perto das luas de Júpiter, colhidas pela nave espacial Voyager.
Seguindo o trilho da Voyager, a nave espacial imaginária de Carl Sagan leva-nos através dos anéis de Saturno até à densa atmosfera de Titã, rico em matéria orgânica. Depois de ter examinado Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, a nave espacial Voyager viajará eternamente no grande mar do espaço interestelar.


Para quem quiser ver dublado


Em 6 partes no YouTube

Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=0nJSsSnx0hM
Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=nmaZhqtMh0Q
Parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=hrmca4bM4ZQ
Parte 4
http://www.youtube.com/watch?v=2Q7Yf7u6N7c
Parte 5
http://www.youtube.com/watch?v=dYC4wvuQBVY
Parte 6
http://www.youtube.com/watch?v=TidHmnp6qdE


No GoogleVideo completo
http://video.google.com/videoplay?docid=1629244549986128800

quarta-feira, 7 de maio de 2008

COSMOS de Carl Sagan- Episódio 5: O planeta vermelho



Há séculos, na ficção científica, que Marte vem fascinando o ser humano. Carl Sagan leva-nos ao observatório que Percival Lowell construiu no Arizona para estudar os "canais" de Marte, os quais acreditava terem sido construídos por uma civilização moribunda.


Nos nossos tempos, duas naves espaciais pousaram em Marte. Carl Sagan mostra-nos o pesquisador Viking e exibe o mecanismo maravilhoso que enviou milhares de fotografias e de outros dados para a terra. Ao explorar as espantosas paisagens do planeta vermelho, o Viking não encontrou quaisquer canais, nem artefatos, nem marcianos inteligentes.


Permanece em aberto a questão da vida microbiana, passada ou presente. Mas algum dia o ser humano poderá a vir desvendar a água gelada nas calotas polares. Então, talvez haja visitantes marcianos e eventualmente nativos do planeta Terra.


Em 7 partes no YouTube

Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=QFHBvzX-Yho
Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=g_kR3XVRwYI
Parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=S7Y8HTL2tyU
Parte 4
http://www.youtube.com/watch?v=YFctqL5kub8
Parte 5
http://www.youtube.com/watch?v=RtvOWKkOndw
Parte 6
http://www.youtube.com/watch?v=RN0lK1TrwAA
Parte 7
http://www.youtube.com/watch?v=ZfDHRw_nDFY

terça-feira, 6 de maio de 2008

Como fazer um gato flutuar

domingo, 4 de maio de 2008

As 7 maiores mancadas científicas de Hollywood

Não há lugar no universo em que as leis da física sejam tão flexíveis quanto em Hollywood. è o que mostra um novo livro lançado nos EUA. Confira as 7 maiores mancadas.


7
º lugar.
Filme: Jornada nas Estrelas (1979,82,83,86,89)
Mancada: Assassinar Sir Isaac Newton

Uma nave a 25% da velocidade da luz precisaria de 3 meses para frear sem se desintegrar. Prevendo episódios tendeciosos, os criadores de Jornadas deram um gato na 1
º lei de Newton (a da inércia) e bolaram os amortecedores de inércia. Bom, às vezes, ataques danificam os amortecedores, e isso só faz a tripulação se desequilibrar, quando deveria virar purê.


6
º lugar.
Filme:
Guerra nas Estrelas (1977,80,83,99,2002,05)
Mancada: Achar que existe ar no vácuo.

Sem a resistência do ar, os destroços de naves atingidas nas batalhas espaciais não perdem velocidade, tornando-se armas letais para quem está nas redondezas. Sem falar no risco de atingir um tanque de combustível. Considerando que eles carregam energia suficiente para viagens interestelares, seriam umas explosões e tanto.


5
º lugar.
Filme: Querida Encolhi as Crianças (1989)
Mancada: Jogar no lixo a física de partículas.

O baixote de Rick Moranis cria uma geringonça capaz de fazer com seus filhos o que diz o título do filme Querida Encolhi as Crianças. Um adolescente reduzido ao tamanho de uma formiga teria exatamente o mesmo número de átomos em seu corpo. Em outras palavras, teria o mesmo peso de antes. Carregar os moleques na mão? Sem chance.

4
º lugar.
Filme:
Homen-Aranha(2002,04,07)
Mancada: Criar matéria do nada.

A teia sai de dentro do Aranha. Hum... Então um passeio por Manhattan seria menos inofensivo do que aparece nas telas: a cada 100 m de teia que lançasse, Peter PArker perderia 3% do volume do seu corpo, como acontece com as aranhas de verdade. Em 1,5 km já teria abandonado um terço do seu organismo. Mas tudo bem, super-herói é super-herói.


3
º lugar.
Filme:
A.I Inteligência Artificial (2001)
Mancada: Esquecer a tomada do robô.

Os roboôs ali dispensaram quaisquer fontes de energia. Vai ver eles carregam um estoque... Tarefa árdua: se fossem movidos a gasolina, teriam de levar 860 kg para durar 10 anos. Melhor pensar em algo como energia nuclear. Neste caso, a engenhoca vivida por Harley Joel Osment viraria uma pequena Chernobyl após os 2 mil anos que passa debaixo d'água.


2
º lugar.
Filme:
O Dia Depois de Amanhã (2004)
Mancada: Derreter a Antártida sem avisar os espectadores

Nova York é atingida por um super-tsunami, e acaba submersa por 46 m de água. Legal. Mas para tanto seria preciso derreter 75% do gelo da Antártida de uma vez. e isso só aconteceria se toda a energia solar que chega ao planeta ficasse direcionada ao Pólo Sul por dois anos. Não seria algo discreto, mas os ciêntistas do filme não são lá muito atentos mesmo...


1
º lugar
Filme: Armageddon(1988)
Mancada: Não er destruído a Terra, pô.

Usar uma bomba nuclear para partir em dois um asteróide prestes a se chocar contra a Terra, desviando suas metades da rota. è o plano que salva o mundo em Armageddon. Só que a humanidade teria pouco para festejar. è que as metades do asteróide passariam tão perto que exerceriam uma força gravitacional 100 vezes maior que a da Lua, causando marés que engoliriam países. Sem falar nso furacões que deixariam de rastro ao interfirir na atmosfera.


Publicado pela:
Revista Superinteressante
Baseado no livro: A insultantemente Física dos Filmes. Tom Rogers.
Texto: Verônica Oliveira


sábado, 3 de maio de 2008

Video: Ateu



Vídeo que praticamente completa o outro que postei do Daniel Sottomaior.


O vídeo refruta o seguinte treco da Bíblia. Salmos 14:1 Disseram os néscios(ignorante, incapaz) no seu coração: “Não há Deus”. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem. Ou diretamente: O tolo diz em seu coração: ”não há deus”. Eles são corruptos, fazem coisas abomináveis, não há nenhum deles que faça o bem. Mostrando alguns exemplos de ateus que segundo a Bíblia seriam “ignorantes”, “tolos”, “corruptos” e que só fazem coisas abomináveis. Alguns exemplos citados pelo vídeo:


*Alfred Hithcock: Famoso cineasta director de filmes
*Bill Gates: Co-Fundador da Microsoft
*Bruce Lee: Ator de Filmes de Kung Fu
*Carl Sagan: Astrônomo; Astrobiologista; divulgador da ciência mais famoso do mundo; ganhador do prêmio Pulitzer de 1978.
*Cristopher Reeve: Super-Man
*Daniel Dennet: É o principal Filósofo da mente; cientista cognitivo e biólogo evolucionário.
*Francis Crick: Redescobriu o DNA; ganhou o prêmio Nobel de Psicologia ou Medicina em 1962.
*Genn Roddenberry: Criador de Jornadas nas Estrelas
*Ian McKellen: Ator (X-Men, Senhor dos Anéis, Código da Vinci etc.)

*Jack Nicholson: Ator
*Julliane Moore: Atriz

*Karl Popper: considerado o filósofo mais influente do século XX; criou o conceito de falseabilidade.
*Mark Twain: Escritor e Humorista
*Massimo Pigliucci: Tem Ph.D em Botânica, Genética e Filosofia.
*Richard Dawkins: Professor de Biologia na Universidade de Oxford; eleito o intelectual britânico n* 1... Recebendo duas vezes mais votos que os concorrentes.
*Seth Green: Ator
*Steven Pinker: Professor de Psicologia na Universidade de Harvard; diretor do Centro de Neurociências Cognitivas do MIT; Um das pessoas mais influentes pelo Top 100 da Revista Time; um dos 100 maiores intelectuais pela revista Foreign Policy.
*Sigmund Freud: Pai da Psicanálise
*Thomas Edison: Inventou a lâmpada; entre outras coisas.
*Woody Allen: Prêmios da academia de melhor diretor.


Além de mostrar também algumas pesquisas como:


Segundo o Departamento Federal de Presídios dos EUA

Cristão fazem parte de 75% da população presidiária

Ateus fazem parte de 0,2% da população presidiária.


Outra das pesquisas foi sobre a taxa de divórcios publicada pelo Sociologista George Barna:

“Nascidos como Cristãos”: 27% de chances de divórcios

“Protestantes”: 24% de chance de divórcios


“Ateus e Agnósticos”: 21% de chances de divórcios.