quinta-feira, 17 de abril de 2008

O tremor da Rede Globo diante da Internet

Ultimamente a Rede Globo, frequentemente, exibe alguma matéria mostrando os males da Internet:pornografia, vírus, risco de ser assaltado no Banco Online, invasão de privacidade e também mostram os internautas como doentes mentais e viciados por informação e por internet. Como tudo na vida, a Internet tem seu lado ruim. Porém a Globo nunca fala dos bens da internet, as únicas informações positivas (segundo ela) estão em seu site.


Ela tenta passar a mensagem de que as pessoas devem parar de usar a internet e assistirem a sua programação e de que quem não possui computador nada está perdendo, pelo contrário, só se livrando de virarem malucos, assim eles não se interessam por internet e continuam sendo livremente manipulados pela Rede Globo. Apesar de a mesma ter parceria com a NetVirtua.


A internet nos proporciona a agilidade de informação, a independência editorial e o alto cunho acadêmico, nela a informação é dada completa e poucas vezes editada, sem falar que há várias versões da notícia, o que facilita na compreensão de sua veracidade. Na internet podemos falar o que pensamos sem sermos censurados, um grande exemplo disso é o Orkut, que a Rede Globo tratou de tachar como site de tarados, site de bullying e site de torcidas organizadas marcarem suas brigas.


Através da internet é possível encontrar todos os podres da Globo, há maior facilidade de se encontrar pessoas que também são contra ela. O Documentário “Além do Cidadão Kane” (também postado nesse blog) se encontra livremente pela internet, inclusive no videogoogle e no Youtube, e já teve mais de 500 mil visualizações; sem falar dos diversos vídeos como “O Direito de Resposta de Brizola” em pleno Jornal Nacional entre muitos outros; No Orkut as pessoas pregam contra a Globo, armam boicotes e protestos etc.


O Máximo que a Globo pode fazer contra a internet ela já faz, que são suas matérias anti-internet e retiradas de alguns vídeos, que mostram a verdade, do Youtube, mas mesmo assim esses são postados outras vezes. O motivo disso? Na internet, existem empresas mais poderosas do que ela (Google, Yahoo, Microsoft) e podemos ver como são outras emissoras (BBC, Televisa Univision...).


A Globo usa toda a sua força manipuladora e sua face anti-jornalística para enganar a grande massa de pais, para que não deixe que seus filhos vejam a verdade de sua história, sua afiliação com a Ditadura Militar, o modo que usou o Grupo Time-Life, suas manipulações e censuras grotescas nas informações e a forma como andou lado-a-lado com todos os governos de direita. Preferem que as crianças, os futuros adultos, vejam suas novelas, seus Big Brothers e seus telejornais, onde o mundo está um caos e o Brasil está perfeito. E a Record segue o mesmo caminho.


A ignorância é vantajosa para Globo porque se o povo tiver um senso crítico, não irá concordar sempre com o que dirá o Jornal Nacional, o Fantástico, o Jornal Hoje e nem o que é retratado em suas novelas.


O Brasil precisa acordar e se rebelar contra essa emissora que manda e desmanda no país sem pestanejar antes que aqui vire uma China onde mais de 15 mil sites são bloqueados.


Esse artigo é uma mistura de minhas idéias com o seguinte artigo: http://bloginternacional.wordpress.com/2007/03/24/porque-a-globo-morre-de-medo-da-internet/

0 Comentários: