quinta-feira, 10 de abril de 2008

Jogo virtual encoraja meninas a buscar beleza e fama.

Um novo jogo online que encoraja meninas a colocar suas bonecas virtuais de dieta e a levá-las a uma clínica para fazer cirurgias plásticas está provocando revolta na Grã-Bretanha.


Mais de 200 mil pessoas já se registraram no website Miss Bimbo desde seu lançamento no mês passado, a maioria delas entre 9 e 16 anos de idade. Na página inicial, as meninas são incentivadas a criar as bonecas "mais legais, ricas e famosas do mundo".



Para alcançar este objetivo, elas usam "bimbo dólares" para comprar lingerie e roupas, colocar silicone nos seios, tomar pílulas de dieta e competir com outras participantes para alcançar a fama e conquistar maridos bilionários.



Associações de pais e profissionais de saúde vêem o website como uma ameaça e dizem que o jogo pode passar a mensagem errada para crianças e jovens muito impressionáveis.



Além disso, eles alertam que o website pode afetar as finanças de algumas famílias, já que, apesar de a inscrição ser gratuita, os usuários precisam mandar mensagens de texto por celular para conseguir os "bimbo dólares" para gastar com as bonecas virtuais. Cada uma destas mensagens custa 1,5 libras, o equivalente a aproximadamente R$ 5.



Segundo o jornal The Guardian, na França, onde o website surgiu no ano passado, um homem ameaçou os criadores da página com um processo depois que sua filha gastou cerca de R$ 350 no celular para adornar sua boneca virtual sem que ele soubesse.



Mas Nicolas Jacquart, responsável pelo site Miss Bimbo, alega que o jogo é uma diversão inofensiva.



"(O site) não é uma má influência para crianças. Elas aprendem a cuidar de suas bonecas. As missões e metas são moralmente sólidas e ensinam as crianças sobre o mundo real", disse o web designer de 23 anos ao Guardian.


http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/03/080325_missbimbosite_is.shtml#


Que tipo de pessoa que cria um jogo desse tipo alega ser ele inofensivo? Principalmente como o próprio criador cita ser direcionado para crianças?



A maioria das pessoas entre 9 e 16 anos estão a procura de se entrosarem em algum grupo(tribo) que lhes chamem mais a atenção ou que elas julguem levarem mais vantagens sobre o mundo.



È nessa fase onde ocorrem inúmeras depressões causadas por insatisfações com corpo, exclusão de tal grupo social, bullying etc... Com a beleza cada vez mais padronizada e incentivada maciçamente, pessoas que já passam por esse tipo de depressão encontram um jogo como esse onde possam fugir da sua realidade e realizar todas as suas fantasias ,que são impossíveis para elas devidos as esses mesmos padrões, e copiarem aquilo que elas acham certas, não por opinião pessoal, mas sim por essa exigência que as rondam.




Viciadas pela magia e gastando cada vez mais dinheiro para se manterem (no meio virtual) nos “padrões da beleza” até que o meio virtual não lhes é mais o bastante e começam assim como no jogo ficarem anorexas para se tornarem magras, comprarem lingerie não por gostarem, mas sim para agradar os maridos ricos que tentarão conquistar logo após as plásticas e os silicones, e abandonar as verdadeiras amigas para se juntarem as falsas amigas populares.



Não foi necessário muito raciocínio por parte do criador para criar um jogo que atrairá uma grande quantidade de pessoas e que lhe gerará facilmente muito dinheiro.

1 Comentários:

Anônimo disse...

É realmente rídiculo um cara criar um jogo desses e alegar que não vai causar nenhum problema nessas crianças e meninas de mente "fraca".

A beleza padronizada já é enfiada na cabeça das pessoas, principalmente mulheres desde a infância com barbies e em meninos vendo mulhers ditas pela midia como gostosas.
é deprimente ,a pessoa só ser considerada bonita se for magra,com cabelo liso e outras coisas...
A pessoa vira um robô só sendo controlada pelo que a maioria dita.






amo você :}