quarta-feira, 30 de abril de 2008

Debate: Onde Estão Os Gênios da Atualidade?

Debate bastante interessante em que estive participando, entre a última semana de Março e a primeira de Abril. Que envolvia temas como: quais as condições necessárias para se nascer um gênio; qual a diferença entre inteligência e conhecimento; se a revolução técno-científica contribuiu ou não para nascerem mais gênios etc.

Obs ¹: Algumas palavras foram traduzidas do "internetês" para o português e outras foram corrigidas por erros de digitação.

Obs ²: Sir Eddie sou eu.

Felipe 30 Mar

Esses dias eu estava pensando: Por que não aparecem tantos gênios hoje em dia?
E por que os que aparecem não têm tanta genialidade como os do passado?

Diante disso, pensei em uma hipótese.

Bom, o que mudou da época de Einstein até hoje? Esses caras do passado contribuíram para evolução da nossa raça, e hoje a gente não tem mais a necessidade de exercer e possuir grandes mentes, afinal a inteligência é fruto de estudos e dedicação, mais do que um Dom propriamente dito. Acho que até aqui a gente concorda né?


Mais agora a questão... Hoje nós temos computadores e instrumentos evoluidíssimos que fazem quase tudo por nós. Será que essa evolução que estamos vivendo é realmente boa ou ruim?

O meu raciocínio é: Se eu não preciso fazer, pra que fazer? Ou seja, se eu não preciso pensar, eu não preciso pensar, deixe que os computadores façam. Mais por outro lado essa evolução tem contribuído para novas descobertas, que talvez somente o homem sem nenhum instrumento não teria conseguido descobrir, isso inclui doenças, planetas e a tal tão procurada origem do universo.

Então, o que vocês acham? Bom ou ruim? Acho que tem muita coisa ai que precisa ser vista....

Bom deixo agora com vocês.

____________________________________________________________________

Lincon Brian 30 Mar

È que...

quanto mais demorar a sua gestação ,maior será sua atividade cerebral, a gestação de Einstein demorou 7 semanas a mais q a de um humano normal, por isso tal genialidade

____________________________________________________________________

Sir Eddie 30 Mar

Bastantes vezes isso passa pela minha cabeça também, outra coisa é por que hoje as pessoas não têm mais o hábito de ler e escrever como antigamente. Eu cheguei à seguinte hipótese: antigamente não existiam televisões nem computadores etc, haviam poucos passa-tempos, o que levava a um maior estudo por parte dessas pessoas, desde cedo +ou- a adolescência ou até antes, tinham como passa tempos a leitura, a filosofia etc, passavam horas lendo, estudando e tentando entender como funcionam inúmeras coisas, o que gerava inúmeros gênios de diversos campos como da Ciência, Filosofia literatura etc. Hoje em dia com um numero maior de entretenimento com pouco esforço essas atividades foram dispensadas por muitos, sem falar do aperto do tempo pelas atividades profissionais, quer dizer hoje as pessoas consideram bem melhor assistirem o Bib Brother (mesmo sem saber como ele surgiu) do que lerem algum livro, pois o esforço é maior.


Você apontou uma parte que é exatamente isso "Se eu não preciso fazer, pra que fazer? Ou seja, se eu não preciso pensar, eu não preciso pensar, deixe que os computadores" o Ser humanos se tornou preguiçoso com a evolução tecno-ciêtífica, pois a televisão, o computador, o carro tudo já faz o trabalho por nós, reduzindo o nosso esforço até de pensar.

Por exemplo, o computador é uma das ferramentas mais poderosa de divulgação do conhecimento, etc.. Mas poucos estão ligando pra isso, nem o trabalho da escola etc, as pessoas fazem, procuram no Google o tema, copiam e colam e no máximo lêem 2 parágrafos. A televisão aberta é porcamente usada e não serve mais como meio de levar informação e o entretenimento oferecido por ela é barato e podre.

Você disse que a revolução tecno-ciêtífica contribuiu bastante para inúmeras descobertas: como planetas , doenças etc, isso já era descoberto antigamente porém com os instrumentos que os humanos possuíam em tal época, planetas e doenças foram descoberto em menor escala, hoje em dia com o avanço da medicina aumentamos 3 vezes a expectativa de vida, e Galáxias foram descobertas e até mesmo possíveis universos paralelos, isso foi um avanço enorme em pouco tempo.

A inteligência de um ser é medida principalmente pela relação da sua massa cerebral e sua massa corporal, quer dizer com a revolução citada a probabilidade de nascerem gênios pode até ter aumentada, porém muitas vezes por culpa da preguiça(entre outros) estabelecida hoje em dia esse gênio fique trancado por falta de exercícios cerebrais, e mesmo que antigamente a pessoa não nascesse tão gênio, ela se tornava.

Para o Lincon, Não sei se essa sua afirmação é verdadeira, nem sei se Einstein nasceu mesmo com 7 semanas a mais, talvez faça até sentido, até por que eu nasci com 19 dias a mais e ainda por cima nasci de cesaria (não foi nascimento espontâneo), dizia o médico que eu não queria nascer e se não fosse a cesaria provavelmente morreria, talvez seja por isso que sou prodígio xD, mas deixando o humor de lado, tinha visto uma vez não sei se me lembro direito a massa cerebral de Einstein era de mais de 2600g tamanho relativamente grande, porém Anatole France com um cérebro de 1300g foi considerado um gênio excepcional (talvez por que era dono de várias bibliotecas).

____________________________________________________________________

Felipe 30 Mar

Era isso que eu queria.

Mais e ai queridão, essa tal evolução, foi boa ou ruim?

Não consigo estabelecer uma opinião, por isso postei aqui, mas não creio que por causa da hora do parto, se atrasado ou não isso influa em sua inteligência. Pra mim, a inteligência é fruto de estudos, e leitura de boa qualidade.
Eu conheço varias mentes brilhantes, mais claro, nenhum chega perto de nenhum dos nossos gênios de antigamente. Talvez a evolução ofusque as mentes de hoje, por exemplo: A "claro que ele descobriu isso, com toda essa aparelhagem qualquer um consegue".
Esse seria um exemplo claro de que no fim, as maquinas ficam com as glórias e os humanos só com os restos.

____________________________________________________________________

Sir Eddie 31 Mar

Na postagem eu já citei que essa revolução cai pros dois lados.

mas não creio que por causa da hora do parto, se atrasado ou não isso influa em sua inteligência."

Talvez até interfira, dependendo de como a mãe agiu e se alimentou durante a gestação, a hipótese do Lincon faz até sentido.

"Pra mim, a inteligência é fruto de estudos, e leitura de boa qualidade."
Engana-se meu caro, o caso que você citou é conhecimento, inteligência é a capacidade como você adquire o conhecimento, sua capacidade de aprendizagem etc. Como eu disse o maior medidor de inteligência é a relação de massa cerebral por corporal, mas a inteligência de um ser está muito ligada também as idades iniciais, principalmente até no período de gravidez da mãe, o modo como a gestante está se nutrindo, o humor dela, as atividades dela, como seu imunológico reage ao corpo estranho influenciam bastante nisso, outros fatores que também envolvem gestações são:


1-A idade em que a mãe tem o filho(a melhor seria entre 20 e 30), filhos que nascem de uma mãe com mais de 35 anos, nascem na maioria das vezes não só o intelecto reduzido, mas também com o imunológico mais fraco.


2-A freqüência em que a mãe tem filhos, filhos nascidos num intervalo pequeno de tempo entre as gestações (2 anos ou menos), também estão sujeitos a intelectos reduzidos e imunológicos mais frágeis.


3-A partir do quarto filho, eles também estão sujeitos a terem as complicações citadas nos 2 últimos exemplos.

As aparelhagens como você citou também são um grande fator que ajudam nas descobertas, elas ajudaram muito e muitas coisas já foram descobertas, mas há muitas outras a serem descobertas, a busca por conhecimento de alguns seres humanos não tem fim, mas as vezes somos limitados pelas nossas tecnologias, que apesar de super desenvolvidas, não acompanham a curiosidade pelo saber.

Ainda por cima a ciência tem feito tantas descobertas que as pessoas muitas vezes já se acostumaram e não dão o devido crédito ao autor da descoberta.

____________________________________________________________________

Diego 31 Mar

Mas assim Eddie, se uma pessoa que nasce depois pode vir a ser mais inteligente do que uma que nasce prematuro? Pode ter menos facilidade com aprendizado e talz?
____________________________________________________________________

Matheus 31 Mar


Eu acho... que não existem tantos gênios... porque hoje em dia todo mundo tem preguiça de pensar...

Tantos meios ridículos de sugar nosso QI... televisão... revistinhas inúteis... jogos...

merecemos ser burros

____________________________________________________________________

Sir Eddie 31 Mar

Eu não disse isso, eu disse que faz sentido, tipo: Um filho que está mais tempo dentro de uma gestante que se alimenta bem, receberá por mais tempo uma nutrição que fortalecerá não só o corpo como o cérebro por mais tempo, um bebê que está sob a mesma alimentação, mas nasce prematuramente não, recebeu tantos nutrientes como o que nasceu atrasado.

Eu só disse que faz bastante sentido o que o Lincon disse, apesar de eu duvidar que Einstein nasceu com 7 semanas de atraso e estou com preguiça para pesquisar e saber se é verdade.

____________________________________________________________________

Dani 1 Abr.

Bem acho que a alienação pode não deixar gênios desenvolverem a fundo sua capacidade. Mais acho que ainda existem bastantes gênios por ai sim.
E esse negócio de gravidez eu não opino, pois não sei.

____________________________________________________________________

Lincon Brian 1 Abr

Mas

Eu acredito que sabedoria é uma coisa e inteligencia é outra, tenho um "colega" que estuda pra caraio pra fica tirando onda que sabe de tudo (na mecânica - minha área) só que tipo ele não é muito inteligente, tem criatividade e raciocínio fraco, que pra mim criatividade esta ligado sim a inteligência
acho que hoje em dia as pessoas estão menos sabias ,mas não menos inteligente

e sobre o tempo de gestação:

o seu organismo se desenvolverá e aperfeiçoara mais se você tiver mais tempo pra isso, certeza de que foram 7 semanas eu não tenho, mas que quanto maior o tempo de gestação maior será a sua ATIVIDADE CEREBRAL e no seu físico também influenciara

____________________________________________________________________

Felipe 1 Abr

Definitivamente, não sei se uns dias a mais influem tanto assim no crescimento e no seu cérebro...
Se pode influenciar pra bem, pode muito bem influenciar pra mau.
Bom, assim como Einstein segundo a lenda, na época de colégio era o maior dos Ignorantes..(Não sei se a fonte é verídica), então, não tem outra explicação, se não o estudo e o esforço, claro que, não posso falar cientificamente.

____________________________________________________________________

Sir Eddie 1 Abr

"como Einstein segundo a lenda, na época de colégio era o maior dos Ignorantes."

Alegação falsa, boletim de Einstein equivalente ao ensino médio brasileiro. Esse é o diploma "secundário" tirado em 1896, na suíça.
A nota máxima que se podia tirar lá era 6,

http://photos1.blogger.com/photoInclude/blogger/356/1610/1600/matura.gif

____________________________________________________________________

Felipe 1 Abr

É como eu disse caro amigo. Fonte insegura é assim mesmo. :D

____________________________________________________________________

Sir Eddie 1 Abr

Como eu falei antes, conhecimento e sabedoria é uma coisa, e inteligência é outra, além do fatores que eu citei, a inteligência está ligada a formação e nutrição do cérebro. Cérebro masculino atinge sua massa máxima aos 14 anos, já o das mulheres chega à sua massa máxima aos 25 anos com 150g a menos que o masculino (apesar de 150g serem desprezíveis).

A formação do cérebro está mais ativa no período pré-natal ,devido aos inúmeros fatores que eu citei entre outros, e as idades iniciais, se não me engano o cérebro está 90% formado aos 6 anos.

____________________________________________________________________

Lincon Brian 3 Abr

Apesar de termos poucas pessoas que se interessam pelo estudo, temos pessoas que se dedicam totalmente aos estudos apesar de serem poucas e com elevados recursos

por isso os outros pensam

a tem alguém pra fazer isso por nós ...dai deixam pra lá...

____________________________________________________________________

Jeffersson 6 Abr.

É o que diz nesse clipe do Korn, o índice de QI está cada vez mais baixo, devido a vários fatores, dentre eles a falta de predadores naturais, os avanços da medicina que nos permitem viver mais ......

o ser humano usa apenas 10% da capacidade cerebral....um macaco usa bem mais

assistam, mesmo que não gostem da musica tentem ler os enunciados ...

>>>>>http://br.youtube.com/watch?v=VntFEWF8I8A

____________________________________________________________________

Sir Eddie 6 Abr

dos avanços da medicina em diante só falou besteira

Cara, a medicina reduz inteligência? Cara se a medicina nos deu mais tempo de vida, quer dizer que ela nos deu uma melhoria de vida, quer dizer que através dela a chance de alguém nascer gênio é bem maior (aposto que você é um daqueles que é contra a pesquisa de células troncos, pra dizer isso)

E essa que o Ser humano só usa 10% do Cérebro, ou só 50% do cérebro é maior papo furado, Por que o cérebro evoluiria se ele não tivesse sido usado? Se fosse assim só teríamos 10% ou 50% do cérebro. E os Macacos governariam o mundo segundo você.

Pequeno Resumo das Leis ("uso e desuso"e "transmissão dos caracteres adquiridos") de Lamarck

Quando um ser vivo utiliza bastante uma parte do corpo ele desenvolve aquela parte do corpo, por exemplo o pescoço das Girafas. O não uso dessa parte do corpo acaba evitando o seu desenvolvimento e ficando atrofiada, até que seja descartado pela evolução. Exemplos: A micro cauda que possuímos e cada vez está diminuindo, e o Apêndice que só nos serve para inflamar, e será descartado na evolução.

____________________________________________________________________

Jeffersson 6 de Abr

To falando que se viver é mais fácil, ou seja, qualquer um pode viver mais tempo, não precisa ser muito criativo pra viver, como na época das cavernas e que se nosso cérebro é maior que os dos macacos, você concorda que 10% do nosso cérebro é bem mais que 20% (por exemplo) do cérebro dos macacos?

Obs. sou a favor das celulas-tronco

____________________________________________________________________

Lincon Brian 6 de Abr

korn é foda

Mas no clipe è um pouco exagerado, mas a mensagem é boa...
e na época dos homens-da-caverna (antes da roda) o ser humano usava muito mais o extinto, do que inteligencia...

e até hoje alguns usam mais o extinto do que outros atributos

____________________________________________________________________

Matheus 6 de Abr

Nossa evolução não é mais biológica...

e sim tecnológica...

é como se a evolução estivesse apenas retocando a sua obra de arte antes de acabar...

falta pouco para nossa forma biológica ficar imutável pra sempre...

é isso que eu acredito...

o ser humano não presisa de pelos pra viver num lugar gelado... ele tem aquecedor...

ele não presisa de asas pra voar... tem avião... entre outros...

e sabemos que a evolução só se deve quando há alguma necessidade a ser suprida...

____________________________________________________________________

Lincon Brian 6 de Abr

se for assim

então só o cérebro se desenvolveria???????
Para aprimorar cada vez mais tecnologicamente ???

não sei a opinião de vocês
mas eu acho q não!

____________________________________________________________________

Matheus 6 de Abr

O cérebro não presisa necessariamente evoluir pra criar novas tecnologias...

____________________________________________________________________

Diego 6 de Abr

"falta pouco para nossa forma biológica ficar imutável pra sempre..."


nisso eu discordo Matheus.......


não tem como pararmos de evoluir...acho isso um tanto impossível.....por exemplo com essas mudanças climáticas.....o planeta irá aquecer cada vez mais....mas os mais acostumados com calor não terão tanta dificuldade para sobreviver...tipo

uma pessoa q vive em regiões mais quentes não verá tanta mudanças do que alguém que vive na Europa por exemplo

isso já seria uma forma de evolução...os corpos mais acostumados e mais resistentes a tal mudança ficariam por mais tempo e dariam continuidade a evolução
já os mais "fracos" desapareceriam

acho que nisso a tecnologia não poderá alterar,pelo menos por enquanto....

sempre foi assim na evolução das espécies...
certa vez li uma matéria na superinteressante, falando sobre essas evoluções, e dava como exemplo a girafa de pescoço mais curto que com o tempo foi extinta graças a um período de secura..sobrando apenas as com pescoços mais largos podendo alcançar alimentos em lugares mais altos....

____________________________________________________________________

Jeffersson 6 de Abr

O aquecimento global vai extinguir a raça humana igual a lenda dos dinossauros?

Alguém sabe responder?

____________________________________________________________________

Sir Eddie 6 de Abr

Jeffersson, agora fica meio a meio a lógica da sua postagem, a "medicina" de antigamente era uma bosta, você deve saber né?

Sangue sugas, homeopatia, curandeiros etc. Porém pode se levar em conta, que em sobreviver o ser humano das cavernas quebrava mais a cuca, não tinha todas essa regalias que temos hoje,e ele tinha que arrumar abrigo por si só, alimento por si só, etc. Então pode se dizer que o ser humano das cavernas era mais criativo para sobreviver devido a extrema necessidade de sobrevivência.

Eu ia responder o Matheus, mas o Diego já o fez.

Lembrando que o Ser humano só sobreviveu devido a inteligência, pois nós não temos capacidade natural de caça, não temos muitos pelos no corpo, dificilmente evitaríamos predadores nums espaço natural etc.

Quem foi que disse que o aquecimento Global extinguiu os Dinossauros? E eu não sei se vai extinguir a raça humana e os outros animais, mas com certeza a maioria ou todos os terráqueos irão morrer, até que os sobreviventes se adaptem outra vez.

Pow se já viu "O Dia depois de amanhã" ele é bem interessante e ala um pouco do aquecimento Global, claro, que muito lá é ficção. Se quiser saber mais e baixar o filme tem o link ae

http://eddiethiago.blogspot.com/2008/03/o-dia-depois-de-amanh.html

____________________________________________________________________

Jeffersson 6 de Abr

Meu professor de história (inteligente pra caraio) disse que a humanidade só sobreviveu e se tornou superior às demais raças porque desenvolveu o polegar, e com isso pôde construir ferramentas e armas de caça, a evolução foi acontecendo normalmente como no caso das girafas ai

Eu falei dos dinossauros por causa daquela história de frio que extinguiu ele, sempre me falaram isso, não sei se é verdade

____________________________________________________________________

Sir Eddie 6 de Abr

O polegar também foi crucial

3 Comentários:

Fabiana disse...

Olá a todos!!

Hoje estava pensando sobre o tema deste blog..."estamos carente de Gênios".. na minha humilde opinião:

Acho que gravidez, não influencia em nada!!!!
Para mim, só se desenvolve gênios, após o despertar de algo que o individuo realmente goste de estudar.. e analisando todo o sistema educacional do nosso país.. acho que vai demorar um pouquinho... toda esta facilidade que o avanço da tecnologico nos proporciona, deveria alavancar o surgimento, pois, a internet é o mundo em nosso lar... mas, uma vez me disseram que aprender é algo disciplinar e dói... acho que as pessoas se acomodaram, pois, é mais fácil ler o q outros jah interpretaram, do que interpretar algo que ainda está obscuro

Anônimo disse...

qual é o criterio de inteligencia!? a um genio da atualidade Grigori Perelman russo desvendou um problema matematico depois de resolve-lo abandonou tudo! emprego a vida pouco sociavel, onde que os individuos sitados genios despresam o ser comum e sua ideias.Dai vem a pergunta...! o que é ser genio? é esta em busca de resposta imposta pelo passa presente e futuro

Anônimo disse...

http://prixviagrageneriquefrance.net/ viagra
http://commanderviagragenerique.net/ viagra achat
http://viagracomprargenericoespana.net/ viagra generico
http://acquistareviagragenericoitalia.net/ viagra