quarta-feira, 23 de abril de 2008

Cristãos Não Têm Livre-arbítrio

Quantos cristãos você conhece que acreditam ou dizem que deus controla tudo o que acontece? Quantas vezes você ouviu Cristãos dizendo “Se deus quiser” ou “Isso aconteceu pela vontade de deus”, etc? Não importando se foi um acontecimento bom ou ruim



Segundo os cristãos, deus controla tudo e a todos, controla desde uma bactéria ou um vírus, até humanos, cristãos ou não cristãos. Então deus manipula desde um acontecimento bom até um ruim. Já que é isso, posso afirmar então, que todos nós somos inspirados divinamente, e não só aqueles que realizam “milagres”.



Então seguindo essa lógica, eu não estou escrevendo esse artigo por livre vontade, e sim estou sendo manipulado por deus a escrevê-lo, do mesmo modo que você está sendo manipulado(a) pelo mesmo para ler esse artigo.



Desse modo deus controla todos os acontecimentos maravilhosos e os mais catastróficos, tudo isso já está planejado por ele, e nós nada podemos fazer, pois somos apenas marionetes divinas e não pensamos por nós mesmos, pois deus também o faz. Ele decidiu quando você nasceu, quando você morrerá, se você deve nascer, o que você fará nessa mesma hora amanhã, etc.


Um amigo (manipulado por deus) te conta uma piada, você (também manipulado por deus) pode achar graça dela ou não. Mesmo você achando graça na primeira vez, na segunda ou terceira você já não acha tanta graça quanto antes. Mas porque deus contaria uma piada pra si mesmo? Ou será que ele só estava brincando com o ouvinte e o narrador da piada. Isso nos faz tirar pelo menos uma conclusão; deus é extremamente contraditório.


Tomemos como exemplo um assassinato. Deus por meio de um indivíduo mata outro indivíduo. Porém se esse ser agiu por vontade divina, ele não poderia ser culpado, pois foi apenas um objeto usado por deus para cometer o assassinato, porém deus por meio de outras pessoas repreende tal ação. Deus mata um ser vivo e se auto repreende logo após. E essa contradição não acontece apenas em um assassinato.


Por exemplo, o deus que deveria ser cristão, tem ao mesmo tempo todas as religiões, pois manipula as pessoas para que cada uma tenha uma religião, ou nenhuma. E esse, muitas vezes impõe ,por meio dessas pessoas, que achem a sua religião melhor que a dos outros. “Mas pêra e! Se podemos escolher que religião escolhermos então temos livre arbítrio” errado, isso é só uma ilusão do livre arbítrio, sua religião é decidida por deus, e se ele quiser que você troque de religião, ele o fará e você nada poderá fazer, pois é só uma marionete.


Até agora só dei exemplos das ações de deus através dos humanos, agora suponhamos um furacão que teve conseqüências destruidoras. Deus por meio do furacão destruiu e matou mais pessoas, porém deus ao mesmo tempo manipula outras para que se escondam do furacão e que logo após esses possam reparar os estragos do furacão.


Se deus é onisciente e não comete erros, por que se contradiz tanto em suas ações? Ou será que deus é tão complexo que suas ações estão além de nossa compreensão, então achamos que ele é contraditório? Todos os exemplos que você pense há contradições: abortos, homofobia, pesquisas de células-tronco etc, Nenhuma das pessoas que são a favor ou contra poderiam ser culpadas, pois deus agiu por meio delas. Afinal, todos nós não temos livre arbítrio, e só somos marionetes de deus? Ou só Cristãos deveriam ser considerados sem o livre arbítrio?

9 Comentários:

Anônimo disse...

Excelente texto.Argumentos irrefrutáveis, sem derrespeitar os cristãos e mostrando vários exemplos. Parabéns!

. disse...

Me perdoe, mas seu princípio argumentativo é um absurdo!
Todo e qualquer cristão que leia seus primeiros parágrafos, já nem se interessa em ler o resto.
1º Você escreveu o nome de Deus com letra minúscula, o que significa que você pode estar falando de "qualuer deus", mas não está, então mais respeito por favor.
2º Você disse que "Segundo os cristãos, deus controla tudo e a todos, controla desde uma bactéria ou um vírus, até humanos, cristãos ou não cristãos. Então deus manipula desde um acontecimento bom até um ruim. Já que é isso, posso afirmar então, que todos nós somos inspirados divinamente, e não só aqueles que realizam milagres".
Você se engana profundamente neste argumento. A Bíblia nos deixa muito claro que Deus tem controle sobre tudo, e por acaso isso significa que Ele está 24 horas por dia, 7 dias por semana, 30 dias por mês e 365 dias por ano controlando você?
É claro que não! Isso significa que Ele tem poder para quando, como e onde quiser, atuar em sua vida!
Argumento irrefutável? Sim, sim, claro...Comece a pensar.

Anônimo disse...

Deus controla tudo mediante sua Vontade e juizo. é pela vontade Dele que temos o livre abitrio de escolher o caminho que vamos seguir,e assim ser responsavel pela consequencia da minha escolha, se vc escolher servi-lo ai sim Ele controla tudo....

Shirley Machado disse...

Você é um ignorante da palavra de Deus, procura ler a Bíblia, pois lá tem todas as respostas para as suas perguntas.
Deus age, mas o Diabo e seus demônios também, quem criou a religião foi o homem e naõ Deus. Deus deixou o livre arbitrio para fazer o bem e o mal, Ele quer que façamos o bem, mas o homem prefere mais o mal, então, terá as consequências e Deus não tem nada a ver comn isto.

Irmão Délcio disse...

Jovem, procure maiores explicações para as suas dúvidas em uma boa igreja (Aquela que sob tudo prega o amor), mas chegue de coração e mente abertos, pois vc pode ser impactado por algo que vai alem da sabedoria humana. Um dos maiores missionários de Cristo também foi um dos maiores perseguidores dele, nosso querido apóstolo Paulo, o qual foi responsável por a maior parte dos livros apócrifos do novo testamento!!
" Deus escolhe as coisas loucas para confundir as sábias" Deus te abençoe

Anônimo disse...

De Que Deus que você está Falando, Preste muita atenção na escrita da palavra deus com Letras Minúsculas, isso significa um deus pequeno e ou vários deuses, o meu Deus não é um Deus Pequeno, ele é o Deus Todo Poderoso o Deus Único e Verdadeiro Criador do Céu e da Terra.

Resumindo Vai se Converter primeiro antes de falar de Deus.

Tudo é fé disse...

Você confunde dizer que "Deus fez isso" com "Deus controla tudo".
Confunde livre arbítrio com manipulação divina.

Anônimo disse...

quando vc colocar o nome DEUS faça sempre com letras maiuscula ....

Anônimo disse...

Não entendo o livre arbitrio... se sou livre, e não optar pelo designio divino, serei castigado?
Então não sou livre.
Se não sou castigado, porque devo seguir uma religião?