terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Super Size Me- A Dieta do Palhaço




Parte 2> http://br.youtube.com/watch?v=bFNNcAHYFgo&feature=related
Parte 3> http://br.youtube.com/watch?v=TsdCIj3d2AI&feature=related
Parte 4> http://br.youtube.com/watch?v=Ihr61tK5GW8&feature=related
Parte 5> http://br.youtube.com/watch?v=t875-CmvvAs&feature=related
Parte 6> http://br.youtube.com/watch?v=JxAQ0J8J0cg&feature=related
Parte 7> http://br.youtube.com/watch?v=tGdJvbfywcg&feature=related
Parte 8> http://br.youtube.com/watch?v=5O3Q-mR2k1Q&feature=related
Parte 9> http://br.youtube.com/watch?v=F3M1QrwGkbY&feature=related
Parte 10> http://br.youtube.com/watch?v=5o_TN6BUwow&feature=related

Quando duas norte-americanas obesas tentaram processar o Mc Donald´s por causa do aumento de peso, a rede de fast-food rebateu com o argumento de que não era possível provar sua responsabilidade pelas condições delas. Ao ver a história, Morgan Spurlock teve a idéia de fazer Super Size Me, no qual quis verificar o que aconteceria com uma pessoa que passasse um mês comendo nos restaurantes da rede. Para provar as alterações físicas, o diretor fez exames antes, durante e depois do documentário e teve um rígido controle médico no período.


Para sua "McDieta", Spurlock impôs a si mesmo algumas regras: não poderia ingerir nada que não fosse vendido pelo Mc Donald´s (nem água), teria de experimentar todos os itens do cardápio pelo menos uma vez e sempre que a porção "super" fosse oferecida, ele teria de aceitar. O resultado foi desastroso para sua saúde. Além de engordar 11 quilos, o acompanhamento das taxas nos exames de sangue mostrava elevações que nem os médicos esperavam. Fora isso, o diretor passou a sentir fraqueza, náuseas, desânimo, dores de cabeça, entre outros sintomas.


Em sua busca por debates em relação à obesidade, Spurlock ainda toca em alguns pontos interessantes como a distribuição de alimentos nas escolas norte-americanas. Apesar disso não soar familiar à maior parte dos estudantes brasileiros, nos Estados Unidos é comum os alunos almoçarem em suas próprias escolas.


Para voltar ao peso anterior, Morgan Spurlock usou uma dieta vegana de desintoxicação feita pela namorada, Alex, que é vegetariana. Perdeu 4,5 kg em dois meses, embora tenha demorado mais ainda quando voltou a comer carne para perder os 7 quilos para voltar ao peso original.


Super Size Me traz também entrevistas com especialistas e vem carregado de acusações contra o Mc Donald´s, mas a empresa não quis se manifestar no filme. As ações da rede de fast-food para "apagar a tragédia" causada por Morgan Spurlock foram eliminar a porção super size do cardápio, distribuir a tabela de calorias e ainda tentar processar o diretor.

3 Comentários:

Anônimo disse...

Achei extremamente interessante essa experiencia até de alerta aos país que levam seus filhos pra lancharem no Mc donald's,porém achei extremamente rídiculo quererem processar a empresa pq engordaram, é só fechar a boca xD

●E.Ð.­Э.Я● disse...

PORRA PROCESSAR O MC DONALD PQ TA OBESO É O FIM, É IGUAL PROCESSAR A SOUZA CRUZ PQ TA COM CANCER HUAHAUAHAUA

DA HORA TEU BLOG MANO

PARECE QE NOSSAS IDEIAS MEIA LOUCAS SE BATEM

ACHEI ELE NA COMU DE DIVULGAÇÃO DE BLOGS

sacodefilo disse...

Nos EUA, tudo dá processo... O tema que você abordou foi muito bom.