sábado, 16 de fevereiro de 2008

Respostas do biólogo Richard Dawkins à perguntas dos ouvintes de um programa de rádio dos EUA


Em entrevista para um programa de rádio dos EUA, o zoólogo britânico Richard Dawkins, professor da Universidade de Oxford e autor do livro "Deus-Um Delírio" promovido a best-seller em 58 países, incluindo o Brasil, responde à perguntas dos ouvintes.

P: A Teoria da Evolução das Espécies por Seleção Natural não é apenas isso, uma teoria?

R: Sim, a Evolução das Espécies é apenas uma teoria, assim como a Teoria da Gravidade ou a Teoria da Terra Redonda que Orbita o Sol. Por uma questão de linguagem, em ciência TUDO é considerado teoria, por mais amparado em evidências que esteja, e sobrevive até o dia em que surja uma outra teoria que explique melhor os fatos. A Evolução está ancorada em um volume gigantesco e sólido de evidências; Mas, ainda assim, por pura convenção científica, somos obrigados a chamá-la de teoria.


P: Você é realmente descendente de macacos?

R: Não só eu; Se você for humana, você também. Somos membros da família dos grandes símios africanos.


P: E se você morrer, descobrir que existe vida após a morte e der de cara com Deus em outro plano? O que vai dizer para Ele?

R: Apesar de considerar esta hipótese altamente improvável, neste caso eu simplesmente comentaria: Pois é, Deus, e não é que no final das contas você existe, mesmo?! Em minha defesa devo dizer que, como você sabe mais que ninguém, duvidei de sua existência pelos MOTIVOS CERTOS, enquanto os crentes acreditam nela pelos MOTIVOS ERRADOS!


P: Se não houvesse um legislador, por que importaria o que eu faço? Por que o crime seria errado? Por que a pedofilia seria errado? Por que quaisquer dessas coisas seriam erradas, se não houvesse punição?

R: Você está me dizendo que o único motivo pelo qual você não rouba ou estupra ou mata é porque tem medo de 'Deus'?!!

2 Comentários:

Anônimo disse...

Adorei a resposta sobre o que ele falaria para Deus xD

amo tu tatu :*

Anônimo disse...

Aprendi muito